Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quinta-feira, 5 de março de 2015

UNIVERSAL TEM EXERCITO NO RS



ZERO HORA 05 de março de 2015 | N° 18092


MARCELO GONZATTO


RELIGIÃO GLADIADORES DO ALTAR. GRUPO DE JOVENS da igreja evangélica motivou controvérsia após publicação de vídeos na internet



A combinação entre devoção religiosa e treinamento de inspiração militar, motivo de polêmica nacional depois da divulgação de vídeos da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) do Ceará, também está presente em Porto Alegre.

Em vídeos publicados no YouTube – vários foram apagados após a repercussão do caso –, rapazes de uniforme identificados como Gladiadores do Altar marcham, batem continência e oram.

Na Capital, um grupo dos chamados “gladiadores” se reúne uma vez por semana no templo da Avenida Júlio de Castilhos, no Centro. Em duas ligações feitas para o local, foi confirmado que a turma de jovens promove encontros sob a supervisão do pastor Augusto Albuquerque. Além disso, dezenas de rapazes tratados pela denominação de gladiadores costumam marchar e fazer exercícios no Parque da Redenção – mas não há confirmação da Iurd de que todos sejam membros da igreja.

A movimentação nas manhãs de sábado e domingo chama a atenção, há quase um mês, do coordenador-geral da Associação dos Servidores da UFRGS, Arthur Bloise.

– Cheguei a pensar que era pelotão do Colégio Militar, mas eles só fazem exercícios na Redenção durante a semana. Quando me aproximei, vi que diziam palavras de ordem semelhantes àquelas utilizadas no vídeo da Igreja Universal do Ceará – conta Bloise, que registrou a movimentação em fotos.

INSTITUIÇÃO TRATA ASSUNTO COMO FALSA POLÊMICA

A Universal não confirmou que esse grupo retratado, especificamente, faça parte da igreja. Em uma das fotos feitas por Bloise, porém, um dos jovens utiliza uma camiseta da Força Jovem Universal – grupo da Iurd que promove atividades “culturais, sociais, esportivas e espirituais”. Desde janeiro, o programa Gladiadores do Altar está entre os projetos anunciados.

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) publicou um texto pedindo providências do Ministério Público pelo temor de possíveis ações praticadas pelo que chamou de “fundamentalismo religioso”.

– Essas coisas não são tomadas como sérias, fechamos os olhos para o fundamentalismo religioso, que já virou força política – afirmou o deputado à Rádio Gaúcha.

Em nota, a Iurd classifica a controvérsia como “falsa polêmica” promovida por “internautas e alguns maus jornalistas”. Conforme a igreja, o projeto é voltado ao ensino bíblico e “procura auxiliar os jovens, no Brasil e em outros países, que se sentem vocacionados para o trabalho missionário”.





Mais de 4 mil membros no Brasil


Lançado há apenas dois meses, o programa Gladiadores do Altar já reúne cerca de 4,3 mil seguidores no país, conforme informação da própria entidade. São jovens de até 26 anos, estudantes e trabalhadores, que assistem a aulas semanais de 45 minutos sobre a Bíblia com um bispo ou pastor. Segundo nota da Iurd, não há “prática militar ou semelhante”.

Nos vídeos divulgados recentemente, porém, o cenário é outro. Em templos no Brasil e em outros países, como Argentina e Colômbia, dezenas de participantes uniformizados entram marchando pelos corredores, se perfilam junto ao altar, prestam continência e respondem em uníssono a comandos de um pastor. Quando perguntados sobre o que querem, gritam:

– O altar, o altar, o altar.

A nota da igreja argumenta que os jovens fizeram “eventos únicos” para marcar o lançamento do projeto e que não se trata da formação de um “exército fundamentalista”.

Nenhum comentário: