Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

PATRIOTISMO OU NACIONALISMO?


PALAVROEIRO, 19 MAR 2012


Na mesma linha do post publicado aqui no Palavroeiro sobre Genético e Hereditário, o post de hoje vem confrontar dois conceitos bastante similares e que causam muita confusão: Patriotismo e Nacionalismo.

O termo “patriota”, como sabemos, é comumente utilizado para se referir às pessoas que amam seu país, sentem orgulho de pertencerem a uma determinada nação, etc. E não está errado.



Já o sentido de “nacionalismo” é frequentemente confundido com o primeiro (o que, em algumas situações é um equívoco, já que nem todo patriota, necessariamente, é um nacionalista).

Patriotas, como afirmam os parênteses acima, nem sempre são Nacionalistas. Mas, sim, existem casos em que os dois conceitos se fundem:

Especialmente em épocas de crises econômica ou política, surge um patriotismo exacerbado, radical. Esse sentimento se torna um fenômeno psicossocial e, em alguns casos, se transforma em doutrinas muito bem elaboradas.

O nacionalismo, ainda, devido a toda essa exaustão, corre um risco que o patriotismo não corre: o de, devido a um excesso de “amor” à nação, acabar se tornando xenofóbico.

Em outras palavras, é muito legal amar o país a que se pertence, valorizá-lo, ter mesmo orgulho de pertencer a uma nação, mas sempre seguindo a receita do equilíbrio e tendo consciência de que todos os países do Mundo, independente do grau de desenvolvimento, têm suas próprias origens, costumes, problemas. E isso deve ser respeitado.



FONTES
http://palavroeiro.wordpress.com/2012/03/19/patriotismo-ou-nacionalismo/
http://www.nacionalismo.com.br/txt/txt00.html

Nenhum comentário: