Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

ROLEZINHO, O NÃO COMPREENDIDO


JORNAL DO COMÉRCIO 16/01/2014


Bruno Moura


Surpreendente é a nossa classe média desconhecer (ou ignorar) a existência de jovens de baixa renda vindos de regiões periféricas da cidade. Exemplo disso ocorreu no caso dos rolezinhos, e, não entrando no mérito da arruaça, concluo que nossa sociedade não se conhece. É nos shoppings que temos a segregação social, o apartheid velado onde seguranças seguem “suspeitos”.

Antes disso ocorrer, é bom lembrar que muita coisa está acontecendo. Educação defasada, baixos salários para nossos policiais e professores, má distribuição de renda, criminalização de parte da população, falta de lazer para os jovens, insegurança, políticos que faltam com sua palavra. O rolezinho é o retrato do Brasil que a classe média não entende. É impressionante que criminalizá-lo foi uma das primeiras atitudes tomadas no instante em que ocorreu. Nada diferente dos protestos em junho do ano passado. No fundo, é um protesto, sem a intenção de ser um protesto.

Estudante de jornalismo

Nenhum comentário: