Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ESSE TAL DE ROLEZINHO

ZERO HORA 21 de janeiro de 2014 | N° 17680

ARTIGOS

Patrícia Rech de Oliveira*



Há algum tempo, o Brasil vem sendo palco de manifestações sociais que têm dividido opiniões. No contexto atual em que vivemos, em plena era de desenvolvimento tecnológico, o fenômeno das redes sociais, de onde partem as mobilizações, nos leva à reflexão de uma necessidade de compreensão e, sobretudo, de fomentar o diálogo das diferenças.

Na linguagem coloquial, a gíria “rolê”, amiúde empregada por adolescentes para substituir o verbete passeio, ganhou novo significado, porém muito distante da inofensiva acepção. A gigantesca onda de concentração de massas tornou-se recorrente e a repercussão gerada advém do fato de que algo parece fugir ao controle. Há uma forte mensagem nada implícita que precisa ser analisada. As manifestações sociais, se forem entendidas como brados de liberdade ou clamores populares, parecem revelar uma atitude de pleno exercício de cidadania, de um povo que cansou de viver à margem da sociedade e de “desfrutar” de uma pseudodemocracia.

Protestos deveriam ser considerados atos legais, não contassem esses com a adesão de transgressores, que se infiltram em meio aos manifestantes pacíficos que tão somente querem chamar a atenção das autarquias e dos políticos que ajudaram a eleger para bem os representarem. A geração cara-pintada foi um exemplo de consciência política que levou milhares de jovens às ruas para demonstrarem sua indignação, contudo à época não representava iminente perigo à ordem social como o país pode testemunhar em contextos diferentes. O tempo passou. O comportamento dos jovens também. Vimos os direitos se sobreporem aos deveres.

Se entendermos que o gigante adormecido cansou de ficar em berço esplêndido e decidiu sair às ruas para ganhar visibilidade social e garantia de direitos, não há por que reprimir. O que gera desconforto e carece de medidas urgentes é o vandalismo que se infiltra aos movimentos, o medo da violência, a depredação do patrimônio público e privado. Isso, sim, é inadmissível e fator de segregação, porque, ao final das contas, quem paga a conta somos todos nós, culpados ou inocentes.

Quiçá nossos jovens decidam melhor aproveitar as tecnologias de informação e criar eventos pacíficos e dar rolezinhos em bibliotecas e espaços culturais. Se quiserem realmente chamar a atenção e se sentirem menos excluídos, esse é o melhor caminho, pois nas palavras de Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”.


*PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

Nenhum comentário: