Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CENAS FRENÉTICAS OU OS "ABUTRES DO BEM

ZERO HORA 29 de janeiro de 2013 | N° 17327

RICARDO CHAVES



Não foi a primeira vez que um fotógrafo da Agência RBS fez a foto de primeira página do The New York Times, o mais influente jornal do planeta. Para que isso ocorra é preciso que um fato, acontecido em nossa principal área de atuação, tenha uma dimensão e interesse mundiais e que estejamos, como sempre, suficientemente alertas. Em agosto de 2001, uma imagem feita pelo Editor de Fotografia de Zero Hora, Júlio Cordeiro, e distribuída pela Agência Reuters, mostrava o balão do milionário americano Steve Fosset irremediavelmente no solo de Aceguá denunciando mais uma tentativa frustrada do aventureiro solitário que pretendia dar a volta ao mundo. A foto foi capa do NYT, ZH, e diversos outros jornais das mais diferentes nacionalidades. Ontem, a foto de Germano Rorato sobre a tragédia ocorrida em Santa Maria também ilustrou a capa do jornalão americano e de muitos outros, mundo afora.

A cena, publicada na contracapa de ZH na segunda-feira, diz muito do horror no momento em que ele está acontecendo, e também revela algo sobre a nossa condição de repórteres fotográficos. Caminhões de bombeiros, gente correndo e uma vítima sendo socorrida, carregada nos braços. Ela lembra outras ocasiões em que as pessoas fogem do pavor e o fotógrafo, na contramão do que seria o “bom senso”, corre na direção do fato. Era o que fazia Nick Ut naquela estrada do Vietnã quando encontrou a menina vindo, queimada por napalm. Nem sempre essa atitude de confronto com a realidade, fundamental para quem quer contar a história usando imagens, acaba bem ou é compreendida pelos outros. Pouco importa. Imagens não mudam nada. Nós, fotógrafos, acreditamos apenas que talvez, diante dos nossos eloquentes testemunhos, as pessoas venham a tomar as atitudes que esperamos. Agora que todos se tornaram fotógrafos, com seus celulares e suas pequenas câmeras digitais, pode ser que seja mais fácil entender o que estou tentando dizer.




Capa do The New York Times descreve tragédia em Santa Maria




Foto do balão de Steve Fosset, em Aceguá, em agosto de 2001




-

Nenhum comentário: