Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sábado, 10 de março de 2012

OCUPAÇÃO DA PRAÇA DOS TRÊS PODERES EM PORTO ALEGRE

FLÁVIO PEREIRA, O SUL, 10/03/2012

Espaço público devolvido aos cidadãos

A invasão da Praça da Matriz, em Porto Alegre, que vinha constrangendo e agredindo os cidadãos do município, parece que finalmente terá um desfecho. Depois de emporcalharem o local nos últimos dias, os invasores foram informados ontem da decisão de desocupação do espaço público.

Ante a omissão de quem deve cumprir as leis, a Praça da Matriz vem até aqui sofrendo séria ameaça na sua estrutura natural e arquitetônica. Ontem, moradores observavam com preocupação uma rede estendida por um dos invasores, presa no busto de André Puente, e em outra ponta, amarrada em uma frágil arvore de um dos canteiros do local.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Este caso é fruto do descaso, das benevolências, da tolerância, da falta de autoridade e da conivência dos Poderes para com a desordem e o vandalismo que afrontam a segurança, a cultura e a liberdade das pessoas. Além de reunir os três Poderes mais a Igreja Matriz e o grandioso e tradicional Teatro São Pedro, a Praça da Matriz é um local central da Capital do RS que deve espelhar a educação, a cultura e a sensação de segurança e ordem pública vivenciadas e respeitadas pelo povo gaúcho. É um local que jamais deveria sofrer pichamento, saques, assaltos ou ocupação, seja qual for o objetivos do autor ou autores, permitindo-se apenas as manifestações sociais pontuais, limitadas no dia e autorizadas pela autoridade pública responsável pela segurança no local. Uma nação culta se faz com ordem, justiça e liberdade limitada ao direitos de terceiros (democracia). A anarquia é inimiga da democracia, da liberdade, da justiça e da ordem pública.

Nenhum comentário: