Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

PACIFICAÇÃO - POLICIAIS UPP TROCAM TIROS COM BANDIDOS


Policiais da UPP de São Carlos trocam tiros com bandidos no Morro do Zinco. Um homem foi preso e outro suspeito conseguiu fugir. GABRIEL MASCARENHAS - O GLOBO, 12/12/11 - 8h21


RIO - Policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do São Carlos trocaram tiros com bandidos e prenderam um deles, no fim da noite deste domingo, no Morro do Zinco, comunidade vizinha ao Morro de São Carlos, que também conta com uma sede da UPP. Braion Bonfim Bezena estava com uma pistola Glock ponto 40 e foi levado para a 6ª DP (Cidade Nova).

De acordo com os PMs, eles faziam uma patrulhamento de rotina, por volta das 23h. Em frente à associação de moradores da favela, seis homens que estavam numa das mesas do estabelecimento, ao verem a aproximação do carro da polícia, levantaram bruscamente. Quatro fugiram, mas dois deles dispararam contra os PMs. Após o tiroteio, Braion foi preso, e o outro suspeito conseguiu fugir.

Minutos depois de os policiais algemarem Braion e o levarem para a sede da UPP, o local foi atacado. Ainda de acordo com os PMs, foram disparados pelo menos sete tiros e diversos pedras contra o teto da sede. Ninguém se feriu.

Em outra favela ocupada, o Morro da Mangueira, no Maracanã, os policiais da UPP da comunidade prenderam dois homens que estavam com um carro roubado, além de munição de diversos calibres e maconha. O Fiat Palio usado pelos suspeitos havia sido roubado no dia 27 de novembro, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.Esta não é a primeira vez que a UPP do São Carlos, inaugurada em maio, é atacada. Em agosto deste ano, dois policiais da UPP foram atacados a tiros na comunidade. Eles desconfiaram de dois homens numa moto e pediram que parassem. Os suspeitos não obedeceram e atiraram.

Depois de ação, os criminosos fugiram. Ninguém ficou ferido. Três dias antes, bandidos dispararam contra três policiais da unidade que faziam o patrulhamento a pé, na Rua Major Freitas. Eles revidaram, e houve troca de tiros. Conforme policiais da UPP, o ataque foi uma represália à prisão do traficante Rodrigo, conhecido como RD.

Apesar da instalação de UPPs na região, foram registrados graves problemas que envolveram PMs e traficantes. Em junho, três policiais da UPP dos morros da Coroa, do Fallet e do Fogueteiro, em Santa Teresa, foram feridos por duas granadas arremessadas por bandidos que estavam encurralados em uma casa. Um deles, o soldado Alexander de Oliveira, de 26 anos, teve a perna direita dilacerada.

Em setembro, um sargento e dois cabos que atuavam na unidade da Coroa, do Fallet e do Fogueteiro foram apontados num inquérito policial-militar como integrantes de um esquema de corrupção conhecido como mensalão do tráfico. Eles foram transferidos para o Quartel-General da PM.

Nenhum comentário: