Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ANARQUIA

DO LEITOR. Redator responsável: Renato Panattieri - CORREIO DO POVO, 29/12/2011

Anarquia

Na acepção legal da palavra, anarquia significa negação do princípio da autoridade. Sociedade política, estrutura social em que não há dominação, que se constitui sem governo. Na visão da maioria do povo, anarquia é desordem, confusão, desmoralização. No sentido figurado, é este mesmo o significado.

Segundo o Aurélio, anarquia é falta de governo ou de outra autoridade capaz de manter o equilíbrio da estrutura política, social, econômica, etc.

Começa pela classe política. Para cada cidadão que confia sempre, há outros sete que não confiam nunca. O que se vê hoje no país?

Um Congresso Nacional dominado pelo poder Executivo. Um poder Judiciário em plena iconoclastia (CP 23/12 e 24/12), justamente o único poder capaz de varrer do país a sujeira escondida nos poderes Executivo e Legislativo, desde que tenha coragem e independência.

Afinal, a corrupção é o mal que mais prejudica o país. O Ministério Público será o grande parceiro desta e nesta varredura.

Juarez S. Vargas, Gravataí

Nenhum comentário: