Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

domingo, 6 de novembro de 2011

TERRORISMO - TIPIFICAR COMO CRIME NO BRASIL

NOVO CÓDIGO PENAL. Proposta prevê tipificar terrorismo como crime - ZERO HORA 06/11/2011

A comissão de juristas encarregada de elaborar o anteprojeto do Código Penal deverá incluir na proposta a tipificação de atos de terrorismo e ataques cibernéticos como crimes. Se a mudança for aprovada no Congresso, haverá punições específicas para esses crimes, hoje não enquadrados no código.

Presidente da comissão, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp diz que a principal obrigação do grupo é a de adaptar o atual Código Penal, de 1940, à Constituição e aos tratados internacionais celebrados pelo Brasil em matéria penal.

– Tudo será objeto de exame, não vamos trabalhar com nenhum tabu, vamos examinar os crimes culposos ou dolosos no trânsito, vamos nos debruçar, se for o caso, sobre o aborto, se é necessário que o Brasil tipifique o terrorismo, se a maioridade está adequada – informou, após a terceira reunião da comissão, no Senado, na sexta-feira.

Conforme Dipp, a intenção dos juristas é “projetar um código para o presente e para o futuro, levando em conta as peculiaridades de um país de dimensões continentais”:

– É um código de conduta que vai servir tanto para o executivo da Avenida Paulista como para o ribeirinho do Rio Amazonas.

O ministro lembrou que, hoje, o Código Penal está sendo aplicado em partes, além de estar sendo substituído por leis especiais que “tentaram modernizá-lo pela periferia”. Composta por 17 juristas, a comissão tem o prazo de 180 dias para preparar o anteprojeto que, depois, será submetido a deputados e senadores.

Nenhum comentário: