Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

FFAA - POLÍCIA QUER INVESTIGAR MORTE DE CADETE DA AMAN

Agulhas Negras. Polícia quer depoimento de representante do Exército sobre morte de cadete da Aman - O GLOBO, 10/10/2011 às 20h10m; Dicler de Mello e Souza

RESENDE - A polícia de Resende, no Sul Fluminense, enviou nesta segunda-feira ofício ao Exército para que um representante das Forças Armadas preste depoimento sobre a morte do cadete Renan Vasconcelos Borges da Gama, de 23 anos . Ele morreu na última quinta-feira, no Hospital Samer, onde deu entrada com o diagnóstico de rabdomiólise e insuficiência renal aguda. A rabdomiólise ocorre quando há rompimento de fibras musculares que liberam proteínas que vão para a corrente sanguínea e se depositam nos rins, provocando insuficiência renal. Renan foi sepultado na última sexta-feira, no Cemitério São Miguel, em São Gonçalo.

O cadete passou mal no dia 24 de setembro, durante um exercício de campo na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), onde cursava o 3º ano do Curso de Artilharia. O delegado Marcus Drucker disse que já ouviu em depoimento os familiares do cadete, que não estavam no local quando Renan passou mal. De acordo com o delegado, o inquérito só será instaurado após a divulgação do resultado do exame de necrópsia feito no Instituto Médico Legal (IML) de Resende.

"Tudo vai depender do resultado do exame necropsia. É o legista quem vai dizer qual foi o motivo da causa da morte do catete, se foi por causa de uma doença adquirida naturalmente ou pelo treinamento", disse Drucker, acrescentando que ainda não obteve resposta sobre o ofício enviado ao Exército.

Na semana passada, em nota, a Aman informou que instaurou um inquérito policial militar para apurar o fato ocorrido com o cadete, e negou ter omitido socorro ao aluno do 3º ano do Curso de Artilharia . Segundo a polícia, os parentes do militar informaram que iriam acompanhar as investigações instauradas pela Polícia Civil e Aman, mas que em nenhum momento falaram se pretendiam mover ação na Justiça contra o Exército.

Em entrevista ao portal G1 , Pedro Luiz Nascimento Motta, vizinho da família de Renan em São Gonçalo, disse que o cadete foi internado com falência renal. Pedro Luiz denunciou que, em conversa com outros cadetes, soube que Renan participava com um grupo de um exercício de campo em que são realizadas várias atividades militares por períodos de três a cinco dias. Segundo vizinho, cadetes disseram que Renan começou a se queixar de dores durante os exercícios e informou o problema aos superiores, mas não teria recebido atendimento.

Nenhum comentário: