Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

GUERRA DO RIO - BANDIDOS DE FUZIL ATACAM MICRO-ÔNIBUS DA ODEBRECH

Violência. Bandidos param o trânsito na Perimetral e roubam micro-ônibus com funcionários da Odebrecht - O GLOBO, 25/08/2011 às 11h47m; Fernanda Baldioti e Waleska Borges; CBN e Bom Dia Rio


RIO - Cerca de oito homens armados com fuzis e pistolas e encapuzados assaltaram, por volta das 5h45m desta quinta-feira, funcionários da empresa Odebrecht que estavam em um micro-ônibus e em uma van que passavam pela Perimetral, no acesso à Avenida Brasil, na Zona Portuária. Os alvos dos criminosos eram oito estrangeiros que estavam no grupo, mas que acabaram não tendo seus pertences roubados. Os ladrões teriam seguido os veículos, que pertencem à transportadora RJ Transportes, desde a saída do hotel em que os trabalhadores estão hospedados.

Os bandidos ocupavam um Gol e um Honda Civic e interromperam o trânsito usando esses carros. Na ação, a van acabou batendo de leve no Honda. Segundo funcionários da Odebrecht, os bandidos renderam o motorista da van perguntando onde ficavam "os gringos". O condutor Fernando Cícero da Silveira Souza, de 42 anos, disse que eles se encontravam "lá atrás", referindo-se ao fundo do veículo. No entanto, os criminosos entenderam que se tratava do micro-ônibus, que seguia no comboio. O micro-ônibus foi abordado, e seis pessoas foram roubadas, todas brasileiras. Foram levados cinco relógios, uma carteira e uma aliança.

Também durante a ação, o micro-ônibus acabou batendo na traseira da van. Com o impacto, dois passageiros da van ficaram levemente feridos. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, Imídio Oliveira Ledo, de 32 anos, e Christopher Chaytor, de 33 anos, foram levados para o Hospital Souza Aguiar, no Centro. Eles tiveram escoriações leves e já foram encaminhados para hospitais particulares. A assessoria ainda não confirmou, no entanto, a nacionalidade dos dois.

Os bandidos fugiram no Honda e no Gol em que chegaram e roubaram um táxi para fugir. O caso será registrado na 17ª DP (São Cristóvão), onde algumas vítimas prestaram esclarecimentos. Os veículos já foram retirados da via, e equipes do 4º BPM (São Cristóvão) fazem buscas pelos suspeitos.

Segundo o motorista Fernando Cícero, os ladrões colocaram uma pistola na boca dele e ameaçaram arrancar sua aliança com um tiro, caso ele não a entregasse. Casado há 16 anos, ele diz que não pretende comprar outra joia:

- Eu não tenho palavras e nem explicação para dizer o que senti. Os bandidos estão mandando no Rio - disse o motorista Fernando Cícero, que contou ainda ter ser orientado pela empresa a evitar algumas vias, como a Linha Vermelha.

Ele contou que estava fazendo esse caminho todo dia e via uma patrulha da PM parada no Elevado da Perimetral. Mas, nesta quinta-feira, a viatura não estava lá.

Segundo o coronel Gileade Albuquerque, comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), diariamente uma patrulha fica baseada a partir das 6h no local em que ocorreu a ação dos criminosos. Ele explica, no entanto, que nesta quinta-feira, neste horário, a viatura foi desviada para atender uma ocorrência na Ponte Rio-Niterói. O comandante discorda da reclamação do motorista da van sobre a falta segurança na Linha Vermelha:

- A segurança na Linha Vermelha é a melhor possível. Temos vários pontos de baseamento, patrulhamento 24 horas. No máximo em um mês, também teremos uma torre blindada na altura do Parque Alegria.

Ainda segundo o coronel, a partir de sexta-feira, a viatura que fica na Perimetral passará a chegar a partir de 5h.

A Odebrecht informou que havia 20 passageiros e dois motoristas no comboio. Há, no entanto, uma divergência sobre a nacionalidade e o número de vítimas. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, no micro-ônibus estavam 10 passageiros e o motorista, sendo todos brasileiros. Já na van estavam, além do condutor, oito passageiros, sendo sete americanos e um canadense. Já as vítimas disseram que no micro-ônibus havia 12 passageiros, e que no grupo de estrangeiros estavam seis americanos, um canadense e um costa-riquenho. A empreiteira confirmou apenas que havia 8 estrangeiros.

De acordo com os funcionários da empresa, os brasileiros chegaram ao Rio no último domingo e os estrangeiros, na terça-feira. Há dois dias, eles tentavam viajar para Santos pelo Aeroporto de Jacarepaguá. No entanto, o helicóptero não seguiu viagem por causa das condições de tempo. Os funcionários da Odebrecht, que trabalham com perfuração de poços de petróleo, estavam hospedados no Hotel Guanabara, no Centro.


Nenhum comentário: