Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

RIO TEM QUEDA NOS PRINCIPAIS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA

Houve redução de 6,1% no índice de letalidade violenta, de 488 vítimas para 458 - 7/7/2011 12:03, Redação, com Agência Rio de Notícias - do Rio de Janeiro

Pela quinta vez consecutiva este ano, o Instituto de Segurança Pública (ISP) registrou a queda nos casos de roubos de rua e de veículos e letalidade violenta no Estado do Rio. De janeiro a maio, os três indicadores estratégicos da Secretaria de Segurança tiveram redução de crimes quando comparados ao mesmo período de 2010.

Divulgada nesta quinta-feira, a pesquisa referente ao mês de maio revela a queda de 10,9% de vítimas de roubos de veículos, de 1.648 registros para 1.468, e a redução de 6,1% no índice de letalidade violenta, de 488 vítimas para 458. Já o número de roubos de rua foi reduzido em 19,3%, de 7.090 casos para 5.719.

Segundo o diretor-presidente do ISP, coronel Paulo Augusto Souza Teixeira, a diminuição de roubos de veículos, letalidade violenta (homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte, latrocínios e autos de resistência) e roubos de rua (roubos a transeunte, a coletivos e de aparelhos celulares) é uma tendência esperada desde 2009, quando o sistema de metas semestral para policiais civis e militares foi criado. A expectativa é reduzir ainda mais a criminalidade até 2014.

– Todas as quedas estão ligadas às estratégias adotadas pelas polícias Civil e Militar para que pudessem atingir suas metas. A Civil, por exemplo, faz um trabalho voltado para diminuir os índices de letalidade. A Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Autos ganhou um reforço em suas ações com a lei que estabelece a fiscalização em ferros velhos, o que ajudou na redução de roubos de veículos. Já os roubos de rua são combatidos com o reforço no policiamento através do controle das manchas criminais –, afirmou Teixeira.

A pesquisa revelou ainda que 14 das 40 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) cumpriram suas metas mensais operacionais, com a diminuição dos três principais índices de violência: Aisp 1, na Cidade Nova; Aisp 2, em Botafogo; Aisp 6, na Tijuca; Aisp 7, em São Gonçalo; Aisp 12, em Niterói; Aisp 16, na região do Complexo do Alemão; Aisp 17, na Ilha do Governador; Aisp 19, em Copacabana; Aisp 20, em Mesquita; Aisp 22, na Penha; Aisp 26, em Petrópolis; Aisp 29, em Itaperuna; Aisp 30, em Sumidouro; e Aisp 39, em Campo Grande.

Aumento de prisões e apreensões de drogas

No levantamento, o Instituto de Segurança Pública destacou também o aumento de prisões e de apreensões de drogas. Em maio, foram efetuadas 2.139 prisões, enquanto que no mesmo período do ano passado o número foi de 1.909, 12% a mais. Em relação à apreensão de drogas, o instituto registrou 891 casos em 2011 e 765 em 2010, um aumento de 16,5%. Para o diretor-presidente do ISP, esses índices também estão ligados ao trabalho de pacificação de comunidades antes dominadas por criminosos.

Nenhum comentário: