Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

terça-feira, 26 de julho de 2011

GUERRA DO RIO: TIROTEIO ENTRE MILICIA E TRÁFICO DEIXA DOIS MORTOS


Morro do Fubá. Tentativa de invasão deixa dois mortos e cinco presos em favela de Campinho - o globo, 26/07/2011 às 11h29m; Athos Moura (athos.moura@oglobo.com.br)

RIO - Um grupo de traficantes das favelas do Amarelinho, em Irajá, e da Serrinha, em Madureira, ambas dominadas pela mesma facção criminosa, tentou invadir, no final da noite desta segunda-feira, o Morro do Fubá, em Campinho, atualmente ocupado por milicianos. Houve intensa troca de tiros entre os grupos rivais. Policiais militares entraram na comunidade e cessaram o tiroteio. Ao todo, duas pessoas morreram e duas ficaram feridas. Outras cinco foram presas, e seis armas, apreendidas. Na manhã desta terça, cerca de 30 policiais militares do 9º BPM (Rocha Miranda) estão na comunidade em busca de criminosos que participaram do ataque.

Os PMs encontraram barracas e pacotes de bicoito na mata na manhã desta segunda, o que, segundo eles, seria um indício de acampamento dos criminosos. A polícia acredita que os invasores ficaram no local observando a movimentação na comunidade e esperando o melhor momento para tentar tomar o controle da favela.

A invasão começou por volta das 22h30m de segunda. Os traficantes tentaram retomar o domínio na comunidade, que passou para as mãos de milicianos. Com a ação da PM, os invasores tentaram fugir.

Três traficantes roubaram um carro de um morador e o mantiveram refém dentro do veículo. Ao ser interceptado pelos PMs, um dos bandidos atirou na perna do morador.

Os bandidos o tiraram do carro e arrancaram. Houve perseguição e troca de tiros. O traficante que dirigia o carro roubado foi baleado e perdeu a direção. Ele bateu em uma mureta na esquina entre as ruas Padre Manso e Maria Lopes e acabou morrendo. Um segundo bandido ficou ferido e um terceiro conseguiu fugir. O morador atingido está fora de perigo, no Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes.

Um outro bandido, que também participava da invasão, tentou fugir por um terreno baldio, onde foi atingido e não resistiu aos ferimentos. Já o cabo Alex Wehling foi atingido com um tiro na barriga, mas o disparo foi absorvido pelo colete à prova de balas. O policial ficou apenas com um hematoma.

De acordo com o comandante do 9º BPM (Rocha Miranda), tenente coronel Cláudio dos Santos, uma operação de urgência foi montada após diversas ligações para o 190. Vinte e cinco policiais e um carro blindado participaram da ação.

- Não descartamos a hipótese de ainda terem traficantes no morro. Ao amanhecer, vamos estudar a possibilidade de ocupar a comunidade - contou o comandante.

Os presos, todos da comunidade do Amarelinho, foram identificados como Tales Henrique Matias da Silva, de 19 anos, Wagner Félix Lima, de 23 anos, e os irmãos Angelo Gutemberg e Carlos Roberto da Silva Santos, de 18 e 20 anos, respectivamente. Com eles foram apreendidos duas pistolas calibre 40, uma pistola 9mm, um fuzil 556 e outro 762, e uma metralhadora paraguaia 9mm. A ocorrência foi encaminhada para a 28ª DP (Campinho).

Nenhum comentário: