Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

terça-feira, 26 de julho de 2011

CONFRONTO ENTRE TRAFICANTES E MILICIANO FAZ POLÍCIA OCUPAR MORRO


Após confronto com dois mortos, PM permanece no Morro do Fubá. Confrontos entre traficantes e milicianos aterrorizou moradores da região de Campinho, na Zona Norte - O DIA, 27/07/2011


Rio - Após a tentativa de invasão de traficantes ao Morro do Fubá, em Campinho, na Zona Norte, nesta terça-feira, a PM informou que permanecerá no local por tempo indeterminado. De acordo com o comandante do 9º BPM (Rocha Miranda), tenente-coronel Cláudio dos Santos, a comunidade - que é controlada por milicianos - será monitorada pela polícia que seguirá fazendo buscas por traficantes. "Dois moradores chegaram a ser feitos reféns, mas conseguimos libertá-los. Neste momento a situação é de absoluta tranquilidade, mas ali (Morro do Fubá) ficaremos enquanto o problema persistir", disse Santos.

O confronto terminou com seis bandidos presos, dois mortos, e mais dois feridos. Além disso, um PM e um morador da comunidade foram baleados, no fim da noite desta segunda-feira. A polícia conseguiu apreender dois fuzis, uma metralhadora com brasão do Exército paraguaio e cinco pistolas. Traficantes do Conjunto Amarelinho, em Irajá, e do Morro da Serrinha, em Vaz Lobo, foram os responsáveis pela tentativa de invasão.

A polícia recebeu informações através do número 190 da PM informando que traficantes da facção Terceiro Comando Puro (TCP) tentariam invadir o Morro do Fubá, dominado por milicianos. O policiamento foi reforçado nos acessos à comunidade. Por volta das 22h30h teve início um intenso tiroteio entre traficantes e milicianos. Ainda segundo informações, os bandidos estariam escondidos na mata desde o último sábado.

Ao tentar deixar o morro, os traficantes foram surpreendidos pela PM e houve um tiroteio generalizado. Já na Avenida Ernani Cardoso, em Cascadura, uma das principais do bairro e dos principais acessos ao Morro do Fubá, o cabo Alex Wehling foi atingido por um disparo de pistola feito de dentro de uma Fiat preta, quando tentou abordar o motorista. Ele foi salvo pelo colete à prova de balas, onde o projétil ficou alojado. O PM, no entanto, ficou com um hematoma no abdômen.

O bando em fuga no veículo seguiu pela Rua Padre Manso, em Madureira, trocando tiros com a polícia. O motorista acabou baleado, perdeu a direção e bateu em uma mureta, próximo da subida do Viaduto de Madureira. O motorista morreu no local. Outro bandido foi baleado e acabou preso.

O terceiro acusado que estava no veículo conseguiu fugir. O dono do carro, morador da comunidade que foi rendido e levado pelo trio, foi baleado na perna pelos marginais. Ele e o bandido foram levados para o Hospital Salgado Filho, no Méier.

"Estava no posto de gasolina bebendo café com um amigo quando vi o PM (cabo Wehling) dando ordem para os ocupantes do carro pararem. Os bandidos fizeram vários disparos na direção dele e começou o tiroteio. Tivemos que nos jogar no chão para não sermos atingidos. Foram muitos tiros. A sorte é que não tinha tanto movimento na rua devido ao avançar da hora", relembrou o motorista de van Roberto Júnior, de 35 anos, morador do bairro.

Próximo ao local, na Rua Maria Lopes, um outro traficante que integraria a quadrilha de invasores, segundo a PM, tentou fugir. Ele entrou em um terreno baldio trocou tiros com os policiais e acabou morto. Ao lado do corpo foi encontrada uma pistola 9mm. Por volta das 4h, policiais tentaram abordar um homem na Rua Guaíba, em Quintino. Ele fugiu, mas acabou quebrando o pé. Com o suspeito foram encontradas duas pistolas 9mm. Ele teria confessado aos policiais que participou da tentativa de invasão.

Durante a madrugada, policiais do 9º BPM reforçaram o policiamento nos arredores no Morro do Fubá. Segundo o comandante da unidade, uma operação será deflagrada na manhã desta terça-feira para tentar localizar bandidos invasores e milicianos, além de armas. Há suspeita que possa haver mortos no interior da comunidade.

Os presos foram identificados como Tales Henrique Matias da Silva, de 19 anos, Wágner Félix Lima, 23, e os irmãos Angelo Gutemberg e Carlos Roberto da Silva Santos, de 18 e 20 anos, respectivamente. Todos são moradores do Conjunto Amarelinho. O caso foi registrado na 28ª DP (Campinho), central de flagrantes da região.

Fuzil encontrado

Em um terreno baldio da Estrada Intendente Magalhães, no Campinho, Zona Norte, foi encontrado um fuzil que foi entregue para a polícia nesta terça-feira. Suspeita-se que a arma seja uma das usadas por traficantes, ou milicianos, envolvidos no intenso tiroteio. A arma foi recolhida à 28ª DP e vai passar por exames no Instituto de Criminalística Carlos Éboli.

Nenhum comentário: