Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

ISP - CASOS DE BALAS PERDIDAS NO RIO CAEM 24,4%

Casos de balas perdidas caem 24,4%, diz relatório do ISP - O DIA 20/06/2011

Rio - O número de casos de balas perdidas no estado reduziu 24,4% nos três primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2010. Os dados fazem parte do Relatório Temático Bala Perdida, produzido pelo ISP (Instituto de Segurança Pública). Neste ano, foram registrados 34 casos, sendo apenas um com vítima fatal. No ano passado, 45 pessoas foram atingidas por balas perdidas, sendo que quatro delas morreram. Em 2008, foram contabilizadas oito vítimas fatais no mesmo período.

A redução no número de casos desse tipo acompanha a queda no número de homicídios, que vem sendo observada nos últimos quatro meses. De acordo com o vice-presidente do ISP, coronel José Motta de Souza, a redução é resultado da política de cumprimento de metas, estabelecida pela Secretaria de Segurança Pública.

"Houve uma grande redução na circulação de armas de alto poder de destruição. Assim, quanto menos armas circulando, menor é a probabilidade de ocorrências de balas perdidas", explicou o coronel.

O vice-presidente do ISP destacou ainda que a ocupação de comunidades antes dominada por traficantes foi determinante para a redução no número de vítimas de balas perdidas no estado.

"Um conjunto de fatores contribui para a diminuição desses casos. Um exemplo é a redução de confrontos entre traficantes rivais, onde não havia envolvimento de policiais, e era comum que pessoas não envolvidas no tiroteio acabassem feridas ou mortas", ressaltou o coronel José Motta de Souza.

Nenhum comentário: