Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A GUERRA DO RIO - OITO TRAFICANTES MORREM AO ENFRENTAREM BOPE


Combate ao tráfico. Traficantes são mortos em ação do Bope no Morro do Engenho da Rainha para buscar traficantes foragidos da Mangueira - O GLOBO, 23/06/2011 às 11h55m; Ana Claudia Costa (accosta@oglobo.com.br)


RIO - Oito suspeitos foram mortos numa ação dos policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) no Morro do Engenho da Rainha, no Engenho da Rainha, que começou à meia-noite e terminou por volta das 5h desta quinta-feira. Os corpos, que segundo informações da polícia militar seriam de traficantes fugidos da Mangueira, estão no Hospital Salgado Filho, no Méier, Zona Norte. De acordo com a PM, eles começaram a dar entrada no hospital, trazidos pelo Bope, a partir das 4h20m.

Os policiais apreenderam na ação dois fuzis, cinco pistolas e duas granadas. Apesar do intenso confronto ocorrido durante toda a madrugada, não há policiamento no entorno da comunidade nesta manhã.

Também devido a informações de que traficantes da Mangueira estariam no Morro do Juramento, que fica em frente ao do Engenho da Rainha, a Polícia Militar ocupou a comunidade de Vicente de Carvalho, na manhã desta quinta-feira. Na noite de quarta, um homem ficou ferido durante um tiroteio entre PMs e traficantes na região. O músico Josimar Amanso Gomes, de 47 anos, foi baleado no peito por uma bala perdida, na Rua César Muzio, quando voltava para casa com a mulher e seu filho. A vítima foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento de Irajá, e depois, transferida para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, onde foi operada.

Segundo o comandante do 41º Batalhão (Irajá), tenente-coronel Alexandre Fontenele, os policiais ocupam três pontos do Morro do Juramento, onde ficarão por tempo indeterminado. De acordo com ele, a presença da polícia vai evitar que traficantes se movimentem e usem o morro como base para invadir outras favelas.

O Morro da Mangueira, ocupado desde domingo para a implantação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), era dominado pela mesma facção criminosa que age no Juramento. A caçada a bandidos foragidos da Mangueira resultou na quarta-feira na morte de quatro supostos traficantes . Dois homens - que segundo a polícia teriam ligação com o tráfico - foram mortos em confrontos, no Morro do Viradouro, Zona Norte de Niterói. Outros dois morreram após ação policial no conjunto de favelas de Senador Camará e Bangu. Um traficante, que vestia farda similar às usadas pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope), foi preso por homens do 14º BPM (Bangu).

Na terça-feira, agentes da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) derrubaram uma casamata do tráfico nas proximidades do Buraco Quente, na Mangueira. O muro de concreto tinha cerca de 1,5 metro de altura, dez centímetros de espessura e buracos para que os traficantes pudessem posicionar os fuzis e resistir à entrada dos policiais. Na ação de Choque de Ordem, dois caminhões foram rebocados.

Além da demolição da casamata do tráfico, foi encontrado, em um terreno baldio da comunidade, material para embalar drogas. A apreensão foi feita por policiais federais, após receberem denúncias anônimas.

Nenhum comentário: