Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sábado, 4 de junho de 2011

EXÉRCITO COMO GUARDA FLORESTAL?

Defesa escala militares em missão de Guarda Florestal preparando Exército para reengenharia - Jorge Serrão, Edição do Alerta Total (www.alertatotal.net)

Guarda Florestal. Eis a nova missão dada ao Exército Brasileiro pelo Ministério da Defesa, na gestão do genérico Nelson Jobim. É mais um passo na preparação psicológica da força terrestre para as profundas mudanças que deve sofrer no radical processo de reengenharia das Forças Armadas previsto no governo de Dilma Rousseff.

A cadeia de comando será enxugada, e novas atribuições "civis" de defesa serão dadas aos militares. Tudo para superar, definitivamente, a visão doutrinária que vigorou até o governo dos Generais (1964-1985).

Gradativamente, o Exército Brasileiro, para compensar a constante falta de recursos, se acostumou a aceitar missões capazes de compensar o estágio de penúria. É o caso das missões internacionais de paz da ONU, nas quais nossos militares operam como verdadeiros policiais militares e agentes de defesa civil em países miseráveis.

Também vale no socorro a vítimas de enchentes e catástrofes naturais no Brasil. Ou na questionável aplicação de "Garantia da Lei e da Ordem (GLO)" em que os militares atuam como tropa de elite de uma Polícia Militar - contra o narcovarejo ou em segurança de grandes eventos. Tudo justificado como estratégia para conseguir uma verbinha a mais no orçamento, quando, na verdade, faz parte do proposital desvio de função das Forças Armadas.

Agora, o Exército vai atuar contra o propagandeado desmatamento da Amazônia, principalmente em Mato Grosso. A decisão de escalar o EB na guerra contra o desmate foi do gabinete emergencial de crise criado pela chefona-em-comando Dilma.

No Rio de Janeiro, 200 soldados do EB atuarão na Reserva Biológica de Guaratiba. Os militares trabalharão como "guardas-parques". Cuidarão, principalmente, da prevenção de incêndios. É o ensaio para a formação da "Guarda Nacional"? discretamente prevista na reengenharia das Forças Armadas.

Nenhum comentário: