Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

domingo, 19 de junho de 2011

ESPAÇO PARA A CRIMINALIDADE

Jorge Bengochea, Congresso em Foco 25/11/2008 - 10h43

Quando será que os estudiosos irão enxergar que os problemas sociais não são causas preponderantes nesta questão.

Se fossem, não haveria colarinho branco,corruptores, corruptos, sonegadores, traficantes, entre outros privilegiados, pois são pessoas que arrecadam grandes valores. Juizes não venderiam sentenças, senadores não possuiam laranjas para seus bens, deputados não precisavam de mensalão, comerciantes não sonegavam e oportunistas não desviavam dinheiro público.

Quem comete menos crime são os pobres, mas são eles que, envolvidos e viciados por bandidos, superlotam os presídios, pois estes não têm dinheiro para se defender ou conseguir uma habeas-corpus e ficam abandonados sem defensoria e julgamento. Os que têm ficam soltos ou continuam mandando de dentro das cadeias.

No Brasil, há uma constituição esdrúxula, anacrônica, corporativa e falaciosa toda remendada por interesses até contaditório do que desejaram os constituintes, desrespeitada no seu texto original e amparando as omissões dos parlamentares, as benevolências judiciais e as negligencias e descaso do Executivo. A maioria dos dispositivos sociais ainda não foram aplicados e o caítulo da ordem público é totalitário e policialesco.

Estas mazelas, combinadas com a desarmonia entre os Poderes, são as portas que abrem espaço para a impunidade, a desmoralização da autoridade, o desrespeito às leis, o aumento da criminalidade, o crescimento da violência e a influência nociva dos poderes paralelos escusos no Estado e instituições.

Nenhum comentário: