Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

UM NOVO MODO DE PENSAR E SER SUSTENTÁVEL


Sustentabilidade. Nesta primeira década do século 21, muitos paradigmas foram derrubados e outras visões de mundo estão sendo apresentadas. É preciso refletir sobre o assunto sustentabilidade, ainda não absorvido pela maioria das pessoas. Isso nos faz ter que pensar em equilíbrio ambiental, econômico, social e cultural.

Nesta virada de século, evoluímos tecnológica e cientificamente. Alguns indicadores de pobreza e educação melhoram, principalmente no Brasil, desvendando um outro panorama possível. Mas há muito a fazer, pois não acertamos o caminho. O capitalismo, que trouxe a liberdade de escolha e a democracia, acabou beneficiando uma parcela muito pequena de pessoas e escravizando milhares de outras. Vivemos um paradoxo: tecnologia e desenvolvimento de um lado e falta de acesso a bens e à riqueza de outro. Este cenário deve mudar imediatamente se quisermos, realmente, ser sustentáveis.

Onde, na sociedade contemporânea, estão os valores morais e éticos, a educação e os bons costumes? Onde está aquele homem que foi batizado, educado para ser temente a Deus e aos preceitos de justiça social, de paz, fé e amor? O que fizemos com a mensagem deixada pelos líderes do passado? Essa direção que estamos tomando vai nos levar ao futuro desejado? É preciso uma transformação neste modelo atual de sustentabilidade que a sociedade está desenhando.

Porto Alegre vai ter uma chance ímpar, nos dias 18 e 19 de maio, a partir de uma proposta inovadora para discutir a sustentabilidade. Me refiro ao 1º FAS – Fórum ADCE para Sustentabilidade, que será realizado no Hotel Plaza São Rafael para um público de dirigentes cristãos de empresas, entidades sociais, políticos, igreja e formadores de opinião. Momentos em que palestrantes de renome nacional e internacional falarão sobre as várias visões deste assunto.

Juntos, governo, empresas, terceiro setor e Igreja vão desenhar um novo modelo de sustentabilidade para a construção da sociedade do amor. De amor ao próximo, à natureza e aos valores cristãos. No final, assinarão um compromisso público e, a partir disso, trabalharão para pôr em prática o que foi construído conjuntamente.

Faça parte você também deste movimento pela dignidade humana em harmonia com os valores cristãos, partilhando uma ideia construída por muitas mãos e mentes. A história de amanhã é feita hoje.

JUAREZ PEREIRA, COORDENADOR DE EVENTOS DA ADCE/RS - ZERO HORA 12/05/2011

Nenhum comentário: