Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sábado, 28 de maio de 2011

MUNDO - MILITARES VAIAM O PARLAMENTO DA HOLANDA


Holanda - Militares Vaiam o Parlamento. Surpreendente protesto dos militares holandeses contra os cortes na defesa. Defesa net - 27/05/2011

Milhares de soldados e oficiais em uniforme vaiaram o Parlamento hoje, quinta-feira (26MAI11), em uma demonstração contra os cortes orçamentários que afetaram profundamente as Forças Armadas Holandesas. A manifestação que incluiu também funcionários civis do Ministério da Defesa marcharam através de Den Haag para protestar contra o corte de 1 bilhão de euros no orçamento de defesa e conseqüente eliminação de 12.000 postos civis e militares.

As maiores críticas foram para os políticos dos partidos Democrata Cristão e o conservador VVD. Durante os protestos, o líder do VVD, André Bosman, afirmou que os cortes eram necessários e nada poderia ser feito.

Cantos como: "It?s stupid to want this" e em resposta "This can?t be" eram ouvidos durante a marcha.

Partidos pequenos aplaudiram os protestos: "Nós precisamos parar de atirar em nosso próprio exército", afirmou o líder de um partido.

Os militares holandeses não têm o direito de greve. A maioria tirou um dia de folga para participar da demonstração, enquanto outros simplesmente faltaram o serviço.

Deverão ser retirados de serviço:quatro caça-minas, 14 helicópteros Cougar e parte dos caças F-16. Porém o que causou maior impacto foi a decisão de vender TODOS os carros de combate Leopard 2A6. Acabando assim como uma tradição de 400 anos de cavalaria do Exército Holandês.

Em 18 de maio, no campo de Bergen-Hohne, Alemanha, foram efetuados os últimos quatro tiros, presenciados por 350 militares e veteranos. Ver vídeo da cerimônia co o link no box abaixo.

Os milhares de militares cruzando Den Haag e vaiando o Parlamento era algo impensável e de difícil realização. Porém os próprios holandeses reconhecem que a sociedade do país é dissociada de suas Forças Armadas.

Com exceção da Radio Netherlands os grandes jornais holandeses simplesmente não noticiaram o evento.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - A normas militares estabelecem que o militar só pode se manifestar para e através de seus comandantes, não pode fazer greve e nem participar de protestos. Este caso da Holanda é interessante na medida que eles protestaram na defesa das suas Instituições Militares, e não para pedir direitos individuais e classistas. Como no Brasil as instituições militares da União e dos Estados vêm sendo sucateadas e discriminadas nos salários, é um bom alerta aos governantes.

Nenhum comentário: