Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

MILITARES ENTOAM O HINO NACIONAL DANÇANDO FUNK


Soldados criam versão funk do Hino Nacional. Imagens de quartel de Dom Pedrito pararam na internet e renderam inquérito militar a grupo - MARINA LOPES

Um minuto e 25 segundos de vídeo foram capazes de colocar o único quartel de Dom Pedrito, na Campanha, no alvo dos principais comentários da cidade de 40 mil habitantes. As imagens mostram seis soldados entre 17 e 18 anos da 3ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada cantando e dançando o Hino Nacional no ritmo do funk. As imagens teriam sido gravadas dentro da unidade.

Agravação ficou postada na internet por 15 horas. Um inquérito policial militar foi aberto para investigar o caso. Mesmo retirado da rede pelos próprios autores, o vídeo ficou disponível tempo suficiente para se espalhar pela cidade, especialmente entre os adolescentes. A gravação teria sido feita em um intervalo de instrução por um grupo de soldados que entrou na unidade em março para cumprir o serviço militar obrigatório. O vídeo foi feito no início da semana passada, e o inquérito policial militar aberto no final da mesma semana.

Amigo de um dos soldados, um adolescente recebeu o vídeo de um dos integrantes do grupo que lhe contou que a ideia de fazer a gravação teria surgido sem premeditação.

Na cidade, também teriam ocorrido boatos de que o grupo estaria preso no quartel. A informação da prisão é negada pelo comandante da unidade, major Vasques Robinson Diorgenes Vasques. Ele afirma ainda que não foi preciso pedir a retirada do vídeo da internet porque os próprios autores já haviam feito. Segundo Vasques, as imagens teriam sido acessadas apenas por 90 pessoas durante o tempo em que estiveram disponíveis na rede.

O major garante que a única providência tomada pelo Exército foi abrir o inquérito policial militar para apurar quem foi o autor do vídeo e as circunstâncias em que ele foi feito.

– Ninguém foi preso. Dentro de 40 dias, o inquérito será concluído e encaminhado para o Ministério Público Militar, que denunciará ou não os envolvidos. É prematuro falar em punição, mas quem desrespeita um símbolo nacional, segundo o artigo 161 do Código Penal Militar, pode levar de um a dois anos de reclusão. No intervalo da instrução, eles costumam ficar mais livres, sem o instrutor – explicou.


Dança do Hino Nacional na versão funk constrange moradores de Dom Pedrito. Vídeo divulgado hoje em zerohora.com mostra soldados dançando versão funk da música - Carlos Etchichury, de Dom Pedrito - ZERO HORA 27/05/2011

O vídeo com recrutas fazendo uma versão funk do Hino Nacional divulgado nesta sexta-feira em Zero Hora constrange moradores de Dom Pedrito, na Região da Campanha. Pelas ruas do município de 40 mil habitantes, a versão estilizada da música era o principal tema na cidade desde as primeiras horas de hoje.

Produtor rural e proprietário de hotel e restaurante, Walter Ferrer Fernandes indignava-se pelo fato de a cidade mobilizar a opinião pública por um assunto "lamentável".

— Todo mundo se esforça para mostrar Dom Pedrito como uma cidade produtora de gente trabalhadora. Ver a imprensa destacar este assunto (o hino nacional funk) é triste — disse Fernandes.

Para Eva Portilho, assessora de cultura da prefeitura, os militares flagrados no vídeo desrespeitaram a Legislação e afrontaram à Constituição.

— São valores que a gente aprende e estão sendo desrespeitados.

Pelas ruas do município que se orgulha de ter sido palco do Tratado do Ponche Verde, que pôs fim a Revolução Farroupilha, em 1845, o radialista João Roberto, da Rádio Upacaraí, é voz destoante. Para o comunicador, a atenção da opinião pública para o vídeo dos recrutas é "demasiada":

— É um exagero a importância que está se dando para este fato.

Conforme o comandante do quartel de Dom Pedrito, Vasques Robinson Diorgenes, os militares envolvidos no episódio aguardam a conclusão do inquérito militar em liberdade.

— Eles continuam desenvolvendo suas atividades normalmente.

O que diz a lei:

Constituição Federal - É vedada a execução de quaisquer arranjos vocais do Hino Nacional, a não ser o de Alberto Nepomuceno. Não será permitida a execução de arranjos artísticos instrumentais do Hino Nacional que não sejam autorizados pelo presidente da República, ouvido o Ministério da Educação e Cultura. É obrigatória a tonalidade de si bemol para a execução instrumental simples do Hino Nacional. O canto dever ser sempre uníssono (a mesma altura).

Código Penal Militar - Praticar o militar, diante da tropa ou em lugar sujeito à administração militar, ato que se traduza em ultraje a símbolo nacional. Pena: detenção de um a dois anos.



COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Leis benevolentes, justiça morosa, bandidagem impune e militares afrontando um dos simbolos nacionais é o retrato da desordem no Brasil.

"Os Símbolos Nacionais do Brasil foram definidos na Lei 5.700 de 1º de setembro de 1971. Além de estabelecer quais são os símbolos, esta lei também fez determinações sobre como devem ser usados, padrões e formatos, significados, etc. Estes símbolos são de extrema importância para nossa nação, pois representam o Brasil dentro e fora do território nacional. Logo, devem ser respeitados por todos os cidadãos brasileiros. Os Símbolos Nacionais são usados em cerimônias, documentos oficiais, eventos e localidades oficiais." http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/simbolos_nacionais.htm


Lei no 5.700, de 1 de setembro de 1971 - Dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, e dá outras providências.

Art. 1º São Símbolos Nacionais:

I - a Bandeira Nacional;
II - o Hino Nacional;
III - as Armas Nacionais; e
IV - o Selo Nacional.(Redação dada pela Lei nº 8.421, de 11.5.1992)

Art. 34. É vedada a execução de quaisquer arranjos vocais do Hino Nacional, a não ser o de Alberto Nepomuceno; igualmente não será permitida a execução de arranjos artísticos instrumentais do Hino Nacional que não sejam autorizados pelo Presidente da República, ouvido o Ministério da Educação e Cultura.

Nenhum comentário: