Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

terça-feira, 19 de abril de 2011

A GUERRA DO RIO - OPERAÇÃO OSTENSIVA DA POLÍCIA CIVIL PARA PRENDER NEM

COMBATE AO TRÁFICO. Polícia Civil realiza operação na Rocinha para prender traficante Nem - 19/04/2011 às 08h46m, Athos Moura


RIO - Cerca de 200 policiais civis de diversas delegacias especializadas realizam, na manhã desta terça-feira, uma operação na favela da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul. Os policiais pretender cumprir mandados de prisão contra o Antonio Bonfim Lopes, Nem, chefe do tráfico da comunidade, pessoas de sua confiança e familiares do traficante. Até agora, sete pessoas foram presas, e duas toneladas de maconha foram apreendidas em um paiol, na Rua 4. A identificação dos presos não foi divulgada.

Há um mandado de prisão expedido contra o líder comunitário do bairro Barcelos, na Rocinha, Vandelan Barros de Oliveira, o Feijão. Segundo o Ministério Público, o acusado é um laranja da quadrilha de Nem. Policiais já estiveram na casa dele, na Vila Verde, mas não o encontraram.

Os agentes que participam da operação policial na Rocinha encontraram a casa do bandido Coelho, chefe do tráfico do Morro do Querose, no Complexo de São Carlos, recentemente pacificada. O traficante não foi encontrado. Coelho fugira para a Rocinha, onde vive desde a ocupação policial na favela da Zona Norte.

A operação, que é organizada pela Polinter, recebe apoio de helicópteros e de um carro que recebe as imagens feitas pelas aeronaves e são transmitidas para a base das Operações Aéreas, na Lagoa, e também para a chefia de polícia. Os policiais contam ainda com um carro blindado.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Só no Brasil isto ocorre. Uma operação típica de polícia ostensiva sendo praticada pela polícia discreta e investigativa de forma isolada. Uma rotina no Rio que está se ampliando em todos os Estados da federação. Esta prática é fruto de um sistema desorganizado, fracionado e desintegrado de segurança pública vigente no Brasil. Como defendo o ciclo completo policial, não sou contrário à esta operação da polícia civil, mas acho muito superficial para ter resultados eficazes. A operação realizada no complexo do alemão seria o ideal para todas as ocupações e buscas de traficantes perigosos como o Nem, um bandido que fugiu graças às benevolências das leis e tolerância alternativa da justiça.

Nenhum comentário: