Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

DITADURA - MANUAL DE GRUPO ARMADO



Papéis revelam 'manual' de grupo armado na ditadura - folha online, 15/04/2011


Documentos produzidos pelo serviço de inteligência da Aeronáutica sobre a VAR-Palmares, grupo de combate à ditadura militar (1964-85) do qual a presidente Dilma Rousseff participou, revelam que a organização seguia rígidos códigos de conduta, informa reportagem de Rubens Valente e João Carlos Magalhães, publicada nesta sexta-feira pela Folha.

De acordo com papéis liberados à consulta pública pelo Arquivo Nacional nesta semana após quatro décadas de sigilo, os integrantes da organização seguiam uma espécie de "manual do guerrilheiro" e se dividiam em 33 núcleos, incluindo um "grupo de ação.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Eu repudio qualquer tipo de ditadura ou regime totalitário, seja ela de direita, de esquerda, de centro, socialista, comunista, capitalista, religiosa, e outras denominações que tiverem. O que houve no Brasil na ditadura de Vargas e na Ditadura Militar não deve retornar.
Nosso país vive ainda uma transição onde as respostas estão tardando e contaminando idéias e comportamentos da sociedade e dos governantes. Os três Poderes de Estado estão sofrendo com a inoperância e descrédito do povo, a constituição é anti-cidadã, remendada, esdrúxula, contraditória e plena de direitos corporativos, benevolências e privilégios. Há ranços, omissões, oportunismo, muita burocracia e leis que privilegiam os poderosos em ambiente livre, mas anárquico. É preciso reformar, aproximar, libertar e fortalecer a justiça e amparar seus instrumentos com segurança jurídica proporcionada por leis respeitadas, penas temerárias, judiciário ágil, legislativo confiável e executivo consciente de suas obrigações para consolidar a liberdade e demais princípios democráticos. Só assim ditadores, rebeldes e bandidos não vingarão.

Nenhum comentário: