Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

DESMANCHES - EMPRESÁRIOS ADEREM CONTRA O CRIME

DESMANCHES. Empresários aderem à tentativa de evitar crimes. Por determinação do Detran, 3 mil estabelecimentos no Rio Grande do Sul estão sendo cadastrados - GUSTAVO AZEVEDO, ZERO HORA 11/04/2011

A regularização dos desmanches gaúchos projetada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tem o apoio dos empresários do setor. Eles acreditam que a medida irá ajudar a livrar o segmento de ações criminosas. No fim do mês passado, foi iniciado o processo de cadastramento dos cerca de 3 mil estabelecimentos no Estado. Parte desse total deverá se transformar nos Centros de Desmanche de Veículos (CDV), com peças cadastradas e comprovação de origem.

O presidente da Associação dos Empresários do Comércio de Peças Automotivas Novas, Usadas e Recondicionadas do Estado (Aecop), José Antonio dos Santos, afirma que as alterações eram esperadas havia anos.

– Isso vai ser bom para nós. Existe muito roubo e furto de veículos para desmonte – disse Santos.

Os empresários discutem agora os detalhes da transformação em CDV. As novas regras deverão gerar custos, como a compra de equipamentos e a contratação de pessoal, especialmente de engenheiros que irão avaliar as condições das peças. O assessor jurídico da Aecop, Luiz Valdevino Ramalho, acredita que parte desse investimento terá de ser arcada pelo setor:

– A etiquetagem está sendo elaborada pelo governo, mas acho que o maior ônus ficará com a gente.

Na próxima semana, o Detran e representantes do segmento deverão se reunir para definir esses detalhes. Ramalho aponta que o número de peças cadastradas deverá ser menor do que o anunciado, de 40 para 25 itens.

A medida tira do papel uma lei estadual engavetada há quatro anos. De autoria do deputado Adroaldo Loureiro, a legislação prevê o credenciamento e registro informatizado dos veículos e peças. Como precisava ser regulamentada, o projeto passou de mão em mão por vários gabinetes do Piratini até ser tirada da prateleira agora pelo Detran.

O diretor-presidente do Detran, Alessandro Barcellos, lembra que a medida visa a reduzir o número de furto e roubo de veículos e tornar mais formal o mercado de peças usadas.

– Aqueles que estiverem dentro da regulamentação serão fiscalizados pelo Detran. Já os que estiverem fora da regulamentação serão fiscalizados pelos órgãos policiais – afirma.

Veja como vão funcionar:

O Detran vai credenciar os desmanches do Estado para que se transformem em Centros de Desmanche de Veículos (CDVs). Esses estabelecimentos deverão ser responsáveis pelo desmonte, comércio das peças usadas e a reciclagem dos componentes inutilizados.

PASSO A PASSO

1)Os CDVs deverão registrar em até três dias o veículo adquir ido. Só poderá ser desmanchado o veículo baixado do sistema do Detran.

2)Os CDVs serão obrigados a descontaminar os veículos. Esse processo envolve a retirada de componentes que possam prejudicar o ambiente, como bateria, fluidos, óleos, combustível e pneus.

3)Depois desse passo, os CDVs passarão para o desmonte das peças. Depois de separadas, serão analisadas por um engenheiro, que emitirá um laudo sobre as condições das peças.

4)Após a seleção, as peça sem condições de revenda serão limpas e todas serão identificadas por meio de um selo com código de barras registrado no Detran.

5)Com a regularização dos desmanches, as peças a serem comercializa das serão cadastradas em sistema informatizado, e terão ligação com os dados do veículo original.

6)A etiqueta informará a localização da peça armazenada em prateleiras, facilitando a fiscalização. Cerca de 40 peças deverão ser controladas inicialmente, como motor, portas, caixa de câmbio, entre outros.

7)Os itens que não têm condições funcionais para reutilização serão remetidos para a reciclagem.

OS BENEFÍCIOS

- O credenciamento permitirá fiscalização mais efetiva dessas empresas pelo poder público.
- Com o controle, pretende-se diminuir e roubos e furtos de veículos.
- Será controlada a qualidade das peças usadas que retornam ao mercado.
- OS CDVs deverão promover o desmonte correto dos veículos, com descontaminação prévia e destinação adequada a sucatas e peças não aproveitáveis.

FIM DO CICLO

- No final de sua vida, o veículo é baixado no sistema do Detran e vai para o
desmanche.
- O veículo não retirado do depósito no prazo é encaminhado ao desmanche.
- Do desmanche pode voltar ao proprietário na forma de peças ou ir para a
reciclagem.
- Da reciclagem, volta para a montadora na forma de matéria prima.

A VENDA

- O cidadão que procura uma peça usada vai a um CDV.
- O funcionário consulta o sistema, inserindo dados do veículo e proprietário.
- O sistema localiza peça compatível no estoque. Ao retirar do estoque é emitida nota fiscal de saída.

QUEM VAI FISCALIZAR

- O Detran criará uma Divisão de Desmanches para fiscalizar os CDVs.
- O setor trabalhará em parceria com a Polícia Civil e a Brigada Militar.
- A venda irregular de peças resultará em apreensão do material e a interdição do estabelecimento, além de eventual processo penal por receptação de produto furtado ou roubado.

OS PRAZOS

Cadastro - As empresas deverão entrar no site do Detran (www.detran.rs.gov.br) e preencher o pré-cadastro. O prazo para essa etapa termina em julho.

Credenciamento - Em julho, o Detran dará novo prazo para que os empresários possa comprovar as condições para a atividade.

Nenhum comentário: