Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

AMBIENTALISTAS SÃO EXECUTADOS NO PARANÁ

Ambientalistas assassinados no Paraná - ZERO HORA 25/04/2011

Cinco homens foram assassinados na noite de ontem em Piraquara, município da região metropolitana de Curitiba (PR). Entre as vítimas, está o ex-secretário de Meio Ambiente de Pinhais, cidade próxima ao local, Jorge Grando e seu irmão, Antônio.

O crime ocorreu por volta das 23h. As vítimas foram encontradas em um cômodo que une a sala e a cozinha da casa do ex-secretário. Segundo a polícia, a residência estava totalmente revirada, mas, a princípio, nada foi roubado. Os homens tinham as mãos amarradas e foram mortos com tiros na cabeça. Dois suspeitos estão sendo procurados. A identidade deles não foi revelada.

A polícia trabalha com duas hipóteses para a motivação do crime: latrocínio (roubo seguido de morte) e vingança. Segundo o superintendente da Delegacia de Polícia Civil, Marco Aurélio Furtado, Grando construía no local do crime um condomínio ecologicamente correto e vendia lotes de terrenos, o que poderia ter atraído os criminosos em busca de dinheiro.

– Tudo leva a crer em latrocínio, pela forma como as vítimas foram executadas – disse Furtado.

Segundo o delegado, as vítimas moravam em regiões próximas e tinham se encontrado para um churrasco. Além de Grando e seu irmão, também foram mortos o empresário Gilmar Reinert, o funcionário da Sanepar Albino Silva e o agente penitenciário Valdir Vicente Lopes.

Mesmo em profissões diferentes, todos eles tinham alguma ligação ou apoiavam projetos ambientais, de acordo com a polícia. Ambientalista, Jorge Grando era membro da Associação Paranaense de Preservação Ambiental dos Mananciais do Rio Iguaçu e Serra do Mar.

Nenhum comentário: