Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

UPP, LEI SECA, BLITZ E AÇÃO CONTRA DESMANCHE FREIAM PREÇO DO SEGURO

Freio nos preços dos seguros: com UPP e Lei Seca apólice de carro fica até 37% menor no Rio - O GLOB, 08/02/2011 às 23h51m - Bruno Rosa e Vera Araújo


RIO - Os preços dos seguros de carros na Região Metropolitana do Rio caíram em média 15,7% em 2010, de acordo com levantamento feito pelo Sindicato das Seguradoras do Rio. Em alguns casos, o valor está até 37% menor na cidade. Mas em Duque de Caxias houve queda de até 38%. Segundo analistas, os motivos são a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e a repressão a roubos e furtos de automóveis, além da implantação da Lei Seca. Dados do IBGE confirmam o estudo e apontam recuo de 12,6% na apólice paga pelos cariocas no ano passado em relação a 2009. O número ficou bem acima da média nacional, que registrou retração de 3,53%.

Especialistas atribuem à Lei Seca, que começou a vigorar em março, a redução do número de colisões nas principais vias da cidade. Para completar o quadro, analistas afirmam que a concorrência entre as seguradoras tem aumentado, o que puxa a redução nos valores cobrados. Roberto Santos, vice-presidente do Sindicato das Seguradoras do Rio, no entanto, fala sobre a importância do efeito psicológico das implantações das UPPs:

- Claro que há um efeito psicológico maior. Mas as UPPs não foram as únicas responsáveis pela queda nos preços. A Secretaria de Segurança Pública passou a investir em ações para combater os desmanches ilegais de carros. Houve mais operações policiais em locais e em horários que registravam aumento nas ocorrências de roubos - destaca Santos.

Ferro-velho é destino de 20% dos veículos

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que, em janeiro deste ano, houve queda de 27% no número de roubos de veículos em relação ao início de 2010: de 1.820 para 1.335 ocorrências. O diretor de uma seguradora acrescenta que a instalação das UPPs e o fato de a Lei Seca ter dado certo no Rio, diferentemente de outras cidades do país, explicam o maior ritmo de queda dos preços no Rio. Em Fortaleza, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre, os valores subiram em 2010.

- O efeito da UPP é imediato. E isso influencia a análise de risco dos bairros vizinhos. Basta uma seguradora baixar o preço para os concorrentes fazerem o mesmo - detalha o executivo.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Apesar de reduzir um pouco o ímpeto da bandidagem, falta a estas ações continuidade e punição exemplar:

- As UPPs são apenas instrumentos de prevenção e de relacionamento com a comunidade;

- A lei seca foi detonada pelo constituição e não é aplicada na justiça. Basta o infrator se recusar a fazer prova contra sí;

- As blitz são importantes quando focadas, móveis e de inopino, mas em alguns Estados se tornam prioritárias em relação ao policiamento permanente e preventivo, especialmente nas periferias;

- Ações contra desmanches têm sido inúteis diante do descontrole e das benevolências concedidas à bandidagem e ao negócio ilícito de peças.

Nenhum comentário: