Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A REDE - SEGURANÇA DE BINGOS IRREGULARES

Policiais civis e militares fariam a segurança de bingos irregulares - 12/02/2011 às 00h24m; O Globo

RIO - A Operação Guilhotina revelou também o envolvimento de policiais civis e militares num esquema para garantir a segurança de bingos ilegais em Botafogo, Bonsucesso e Guaratiba. O chefe do grupo, segundo a PF, era o inspetor Helênio Dias Rodrigues. A quadrilha também era integrada pelos policiais militares Élcio Vieira de Queiroz, Fabrício Felix da Costa, Ézio Penudo Costa, Maurélio Pinto de Oliveira e pelo inspetor Marcelo Nakamura.

Helênio Dias Rodrigues Júnior, filho do inspetor Helênio, também atuava ajudando o pai, que era o responsável pela elaboração de escalas de segurança nos bingos e outras casas de jogo clandestinas. A investigação não cita os nomes dos contraventores envolvidos no esquema. O grupo estaria sendo alvo de outra investigação da PF relacionada ao contrabando de componentes eletrônicos usados na montagem das máquinas.

A investigação que levou à identificação do grupo teve início a partir do fechamento de um bingo na Rua Visconde e Silva, em Botafogo, em janeiro passado. Na ocasião, alguns PMs envolvidos na segurança do estabelecimento foram detidos por agentes federais. No curso da investigação, a PF constatou que o bando de Helênio, além de receber propina para garantir a proteção de um grupo, atuava fazendo operações em casas de rivais.

De acordo com as investigações, Helênio comandava a segurança da organização criminosa, recebendo o dinheiro e efetuando o pagamentos dos integrantes da equipe, a maioria deles policiais. Helênio, segundo interceptações telefônicas, recebia comissão sobre os lucros obtidos pelos bingos.

O relatório da Polícia Federal cita que um dos bingos foi alvo de uma operação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, em dezembro passado. Na ocasião, Helênio foi resolver o problema, efetuando o pagamento da propina aos policiais.

Nenhum comentário: