Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

A GUERRA DO RIO - BUZIOS É A CIDADE DO RIO COM MAIS HOMICÍDIOS


Com 26 homicídidos em 2008, Búzios foi a cidade com mais mortes por cem mil habitantes no estado - O GLOBO, 25/02/2011 às 23h59m; Demétrio Weber e Walmor Freitas


BRASÍLIA e CABO FRIO - Destinos turísticos do litoral fluminense, Búzios, Cabo Frio e Paraty fazem parte dos cem municípios onde mais se mata no Brasil. É o que revela o Mapa da Violência 2011, lançado na quinta-feira pelo Instituto Sangari e pelo Ministério da Justiça. Cidades turísticas de outros estados, como Cabo de Santo Agostinho (PE) e Porto Seguro (BA), também estão na lista. A taxa média de homicídio em Búzios foi de 87,8 para cada cem mil habitantes, no período de 2006 a 2008. Esse é o índice mais alto entre os municípios do Rio de Janeiro e o 25 maior do país. A média nacional, referente a 2008, ficou em 26,4 - o que significa que o índice de Búzios corresponde a mais do que o triplo do brasileiro. No Estado do Rio, a taxa foi 34.

- Búzios? É uma surpresa. Não tinha informação de que a situação está desse jeito - espantou-se Tião Santos, um dos coordenadores do Viva Rio, ao saber dos resultados.

O Mapa da Violência tem como base o Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde, que contabiliza registros de óbito em todo o país. O ano mais recente com informações disponíveis é 2008.

Crítica ao 'turismo predatório'

Em Búzios, segundo o levantamento, foram mortas 22 pessoas em 2006, 25 em 2007 e 26 em 2008. A taxa acabou sendo a mais alta do estado porque a cidade tinha apenas 27,7 mil moradores. Na lista de cem municípios, a cidade com maior número absoluto de assassinatos no Estado do Rio foi Caxias, com 606 vítimas, em 2008.

O segundo município fluminense com taxa mais alta de homicídio foi Cabo Frio, com 71,4 assassinatos para cada cem mil habitantes, em 2008. No ranking nacional, Cabo Frio (que tem 190 mil habitentes) ocupa o 50 lugar. Duque de Caxias, conhecida pelos altos índices de violência, aparece na 52 colocação, seguida por Paraty (na 72). Macaé, onde o petróleo é fonte de riqueza, estava na 78 posição, à frente de Itaguaí, na 89.

Autor das 12 edições do Mapa da Violência lançadas desde 1998, o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz diz desconhecer detalhes da realidade de Búzios. Mas levanta a hipótese de que o alto grau de violência seria resultado de uma espécie de "turismo predatório":

- Existem áreas de turismo, principalmente na zona costeira, que incentivam um tipo de turismo predatório, com botequinhos de praia, gente que vai se embebedar, brigas e armas de fogo.

Nenhum comentário: