Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CRIANÇAS SÃO ALICIADAS PELO TRÁFICO


RBS TV mostra como funciona venda de drogas na Vila Maria da Conceição - FÁBIO ALMEIDA MARCELO MAGALHÃES | RBS TV, Zero Hora 07/02/2011

Crianças correndo de um lado para o outro. Adolescentes com mochilas nas costas conversando com motoristas que param a todo o momento carros e motos. Essa é a rotina na Rua Paulino Azurenha, no bairro Partenon, na zona leste da Capital. Toda essa movimentação é um disfarce para o tráfico que funciona 24 horas no local.

Por duas semanas, equipes de reportagem da RBS TV acompanharam como funciona a venda de drogas na Vila Maria da Conceição, apontada pelas autoridades como a maior boca de fumo de Porto Alegre, e descobriram um exército de jovens e crianças aliciados para o crime.

Com uma câmera escondida, foi registrado o flagrante da venda de cocaína e maconha. O carro usado pela equipe de reportagem chegou ao local numa tarde de quinta-feira, pouco depois das 17h. Um jovem aparentando menos de 16 anos e outro que parecia ter pouco mais de 10 anos abordaram o veículo oferecendo as drogas.

– Para aí, tio, para aí, tio – disse a criança.

– Que tu quer, tio? – quis saber o adolescente

O motorista do carro foi orientado a dar ré e fazer o pedido a outro adolescente, que ficava a cerca de cem metros do local da abordagem. No lugar apontado pelos jovens traficantes foi feito o pedido. Depois de dar a volta em duas quadras, as drogas foram entregues.

As drogas compradas pela reportagem foram entregues para a Promotoria Especializada Criminal do Ministério Público.

Segundo o subcomandante do 19º Batalhão da Brigada Militar, Alexandre da Rosa, jovens da comunidade são recrutados quase que diariamente para trabalhar no tráfico.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Onde estão o Juizado, o Ministério Público e o Conselho tutelar responsáveis pelas questões da infância e adolescência no Brasil? É mais uma prova que o sistema não funciona, está inoperante e as leis não são aplicadas e nem respeitadas. É preciso que a mídia investigue e leve as provas para a devida denúncia e processo. As polícias parecem cansadas e desmotivadas diante do retrabalho provocado por leis benevolentes, políticas tolerantes e instrumentos de justiça lenientes e morosos. Sem aplicação, as leis se tornam papéis sem qualquer utilidade na prática e no direito.

Nenhum comentário: