Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

POLÍTICA DE PACIFICAÇÃO

Aviso atrasado - Jorge Anselmo Barros, Repórter de Crime, O Globo, 27/01/2011

No começo eu confesso que estranhava quando o governador Sérgio Cabral avisava aos bandidos o local onde ia instalar a próxima UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Cheguei até a criticar o procedimento porque o julgava pouco inteligente. O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, ainda mantem todo o sigilo sobre o cronograma da pacificação, enquanto que o governador é o primeiro a informar os próximos passos da polícia. Aos poucos foi possível constatar que a estratégia de Cabral funcionava. Ele dava uma espécie de recado aos bandidos que captavam a mensagem e tratavam de abandonar a área, em direção a outro refúgio. Foi assim que grandes chefes do tráfico acabaram encurralados no Complexo de Alemão, de onde infelizmente conseguiram fugir no grande cerco de novembro passado.

Na terça-feira passada o governador anunciou que o Complexo de São Carlos, no Estácio, e favelas em Santa Teresa serão os próximos locais a receberem UPP. O aviso teria sido interessante se no dia anterior não houvesse ocorrido no São Carlos um grande confronto, que resultou em cinco janelas quebradas do prédio da prefeitura do Rio, na Cidade Nova, e um helicóptero da Rede Globo atingido e obrigado a um pouso forçado. Os tiros atingiram também veículos particulares estacionados na Rua Maia Lacerda e residências no bairro do Rio Comprido. Voou bala perdida para todo canto e por muita sorte não houve mortos nem feridos.

Nenhum comentário: