Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PIRATARIA - ENXUGANDO GELO


Operação enxuga gelo no Saara - Igor Rios, 26/01/2011 às 15h06m; Artigo do leitor

Operações como a que aconteceu nesta quarta-feira (26) no Camelódromo da Rua Uruguaiana , no Centro do Rio, com agentes da Polícia Civil e da Receita Federal, que apreenderam mercadorias piratas, só surtem efeito no dia e na hora em que elas acontecem. Logo depois, tudo volta ao normal. Quantas destas operações já foram feitas? Inúmeras. Mas nenhuma foi capaz de estancar de vez o problema.

Quem acha que o usuário de droga financia a violência também tem que concordar que quem compra produtos piratas, contrabandeados, ou até mesmo roubados, também está colaborando com a ilegalidade.

A pirataria já ultrapassou o narcotráfico como um forte mercado responsável por inúmeros prejuízos aos cofres públicos e aos próprios consumidores. O mercado de produtos piratas já lucra mais que o mercado das drogas e, além disso, é responsável por parte do desemprego no país.

A maioria dos produtos vendidos nessas feiras, como o Saara, tem três tipos de origem. Ou são pirateados, contrabandeados ou até roubados. Os que não se enquadram nestas classificações, são a minoria.

Diferente do mercado de drogas, que lucra apenas em cima dos usuários, o mercado pirata atinge a todos. Muitos compradores são enganados pensando que estão comprando uma mercadoria legítima, mas outros sabem que estão comprando falsificações e mesmo assim o fazem, deixando sua colaboração com as organizações criminosas que controlam o mercado.

Quem acha que o usuário de droga financia a violência também tem que concordar que quem compra produtos piratas, contrabandeados, ou até mesmo roubados, também está colaborando com a ilegalidade. Muitas das barracas que vendem este tipo de produto, são controladas por milícias que, como todos sabem, contam com policiais corruptos e matadores de aluguel, caso seja preciso acertar alguma conta.

Assim como tentar culpar o usuário de droga pela violência, é absolutamente inútil tentar culpar os compradores de produtos ilegais. A violência se origina na corrupção e não na origem da colaboração financeira. Países de primeiro mundo têm um vasto mercado de drogas e, mesmo assim, não têm a violência que nós temos aqui, nem a corrupção que temos no Brasil.

Com isso, não adianta realizar operações como essa se a origem do problema está na corrupção, que envolve pessoas do próprio governo, como policiais, bombeiros e guardas municipais.

Enquanto uma forte operação no estilo navalha na carne não for feita, tudo voltará ao normal e, em poucos dias, voltaremos a ver os boxes no Saara cheios de produtos ilegais, com as vendas a todo vapor.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - A Pirataria e a Sonegação são crimes hediondos contra a economia de um país e contra direitos econômicos e sociais, pois desvia do erário importantes recursos que poderiam ir para a saúde, educação e segurança. Porém, difere de outros crimes, pois são ilicitudes que detêm apoio popular. Será?

Leia minha leitura do cenário brasileiro...

PIRATARIA - Adquirir produtos piratas é a única forma de pagar um preço condizente para um produto ou um serviço que no ambiente legalizado tem custo muito elevado diante dos altos impostos imbutidos. Quanto custa um CD nas lojas? Qual o valor de um sofware aplicativo nas lojas especializadas? Qual o valor real sem o imposto destes produtos? Que motivos ocultam o imposto dos produtos e serviços no Brasi, se a constituição proibe tal procedimento?

SONEGAÇÃO - Quem não ajudou um comerciante a sonegar? Quem exige a nota fiscal? Quem já não declinou da nota fiscal? Pois é, o consumidor sabe que são elevados os impostos pagos pelos comerciantes e prestadores de serviço que são levados a sonegar uma parte do que vendem, compram e consomem.

A ORIGEM DE TUDO - A sociedade brasileira tem consciência de que impostos são importantes para manter o funcionamento da máquina estatal para que esta utilize os recursos arrecadas para transformar os direitos previstos em leis em atos individual e concreto. Mas, os desvios destes recursos para atender a corrupção, privilégios, improbidades, saques, salários exagerados, prédios luxuosos, funcionários fantasmas, verbas indenizatórias ilimitadas, pensões imorais, gastos corporativos, farras, mensalões, e outras ilicitudes e imoralidades criam no cidadão o espírito justiceiro e vingador. Se estou errado, atire a primeira pedra.

Nenhum comentário: