Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PACIFICAÇÃO - 88% CONCORDAM COM AÇÃO INTEGRADA

88% concordam com a ação no Rio - Pesquisa do Ibope mostra que 70% acham que o Estado será mais seguro - Zero Hora, 3/12/2010

Os moradores do Rio de Janeiro aprovam as medidas tomadas contra os criminosos, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) divulgada ontem. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 de novembro, entrevistando por telefone mil pessoas maiores de 16 anos, residentes em todo o Estado do Rio. O resultado aponta que 88% das pessoas aprovam as ações tomadas na última semana.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais. Do total, 49% apoiam totalmente a ação, 7% não aprovam e nem desaprovam e 3% da população desaprovam.

Sobre o resultado da operação e que tipo de lugar o Rio de Janeiro se tornaria após seu fim, 70% disseram que será um lugar mais seguro, 17% falaram que não fará diferença, e 6% disseram que o Rio ficará menos seguro. Perguntados sobre a sensação de segurança com as ações realizadas, 41% responderam sentir-se seguros, enquanto 30% apontaram o contrário. Outros 26% apontaram que não se sentem nem seguros e nem inseguros.

Entre os entrevistados, 72% disseram sentir-se otimistas com o desfecho do conflito, dos quais 20% dizem estar completamente otimistas. Outros 16% se dizem nem otimistas e nem pessimistas, e 10% se sentem pessimistas.

Quanto à imagem do Rio de Janeiro no Exterior, após as operações, 69% responderam que a imagem da cidade será melhor que antes, enquanto 15% acreditam numa piora da imagem e 11% acham que as ações não farão diferença neste ponto.

Os entrevistados também foram questionados sobre a dificuldade de mobilidade que tiveram durante as operações, o treinamento da polícia durante o episódio, a importância das Forças Armadas e do governo federal, além da possibilidade de prejudicar a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. A maioria dos entrevistados manteve uma postura otimista em todas as perguntas.

Segunda bazuca

Policiais militares apreenderam uma segunda bazuca no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, por volta das 14h de ontem. A arma estava escondida em uma fossa em uma área conhecida como Areal. Na quarta-feira, a polícia já tinha apreendido outra arma semelhante em uma casa na área do Coqueiro.

Prisão valiosa

O suposto gerente geral do tráfico de drogas no morro do Juramento, no Rio, Thiago Braga de Souza Silva, conhecido como Sapão, 24 anos, foi preso ontem. Com ele foram apreendidos 10 quilos de maconha prensada, uma pistola calibre .40, parte de um fuzil AR-15, 44 pedras de crack, 50 sacolés de cocaína e R$ 778.

Visita do general

O comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, admitiu no Complexo do Alemão que alguns dos seus soldados que residem em áreas populares e estão atuando no entorno do conjunto de favelas teriam recebido ameaças por e-mails e telefonemas. Segundo ele, a veracidade das ameaças está sendo investigada pelo setor de inteligência. O general Peri visitou a antiga fábrica da Coca-Cola, em Ramos, onde será erguida a base militar que irá atuar no Complexo do Alemão nos próximos meses.

Nenhum comentário: