Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

GANGUES MARCAM BRIGAS PELA INTERNET


Brigas entre gangues da Zona Sul eram marcadas pela Internet.Um dos jovens presos em flagrante é filho de um oficial da Aeronáutica - POR THIAGO FERES - O DIA, 28/12/2010.

Rio - Dois jovens de classe média, sendo um deles filho de um oficial da Aeronáutica, foram presos em flagrante na ontem de madrugada, na Rua Jardim Botânico, sob acusação de terem dado tiros pouco antes no Baixo Gávea, tradicional reduto boêmio da Zona Sul. O crime, para a Polícia Civil, pode ter sido motivado por rixas entre gangues de Copacabana, Flamengo e Botafogo. As brigas entre os grupos vinham sendo marcadas pela Internet.

No momento da abordagem dos policiais, Mateus Pinhão Nunes de Souza, de 20 anos, e Eduardo Quintilhano dos Santos, 21, estavam acompanhados de dois menores de idade em um Ford Focus, onde também foram encontradas garrafas de vodca.

Segundo policiais da 14ª DP (Leblon), por volta da 0h30 de ontem, Mateus — cujo pai é tenente-coronel da Aeronáutica — já havia deixado o Baixo Gávea, mas recebeu telefonema de um amigo, identificado apenas como Marcelo, que tinha se envolvido numa briga. Um taxista, principal testemunha do caso, contou aos agentes que, ao retornar ao local, o jovem já desceu do carro atirando. Em depoimento, Mateus confessou que andava com o revólver calibre 38 no carro desde quinta-feira, quando gangues do Flamengo e Copacabana se enfrentaram no Jardim Botânico. Porém, negou que tenha feito disparos.

“O fato de eles estarem com a arma no carro desde a última semana comprova a má intenção de ambos, postura que não combina com estudantes universitários. Apesar disso, o revólver é registrado e encontra-se em situação legal”, disse o delegado Alessandro Thiers, da 14ª DP, para onde os jovens foram conduzidos e esperaram a
transferência para a Polinter, que aconteceu no início da tarde.

Para solucionar o caso, imagens das câmeras de segurança dos bares dos Baixo Gávea serão solicitadas pelos policiais. Ainda na delegacia, os PMs que realizaram a prisão destacaram que Mateus tentou impedir a revista do veículo. Ambos responderão por porte ilegal e disparo de arma de fogo. Os dois menores prestaram depoimento e foram liberados.

O delegado Alessandro Thiers afirmou que a Polícia Civil passará a monitorar possíveis agendamentos de brigas entre as gangues na Internet. Segundo ele, a rixa sempre existiu e cabe a polícia evitar possíveis tragédias.

“Por sorte, não tivemos feridos ou mortos após os disparos. Mas estamos falando de um ponto tradicional e de grande concentração noturna. Poderíamos estar lamentando uma vida”, explicou.

A polícia também investigará se outras brigas com feridos nos últimos meses podem ter relação com as gangues da Zona Sul.

Nenhum comentário: