Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

POR QUE NÃO PRENDERAM?



Por que não prenderam - Humberto Trezzi, Zero Hora, 26/11/2010

A principal pergunta de quem assistiu, em cores, à correria dos bandidos cariocas é: por que os militares não encurralaram os traficantes?

Primeiro, é preciso explicar por que os PMs não alvejaram os criminosos do Complexo do Alemão em fuga – exceto disparos esporádicos. É que ninguém, nem mesmo o mais fanático militarista, duvida das péssimas consequências políticas de uma chacina transmitida aos lares dos telespectadores. Mesmo que o alvo esteja armado. A opção foi evitar sangue, nos relata um dos militares que mais conhecem aquelas favelas, o coronel do Exército Sylvio Cardoso, que por 30 anos serviu à Infantaria e acaba de ir para a reserva. Ele ocupou pelo menos duas vezes a Vila Cruzeiro, com tropas de um batalhão de infantaria motorizada.

– Você imagina se o militar mata uma dúzia de bandidos e, na fuga, os companheiros deles levam as armas embora. Pronto. O agente da lei fica com 10 corpos para explicar e senta no banco dos réus – pondera.

Mas os policiais poderiam ter prendido os bandidos. O que se viu foi bandidos em fuga, quiçá para invadir lares alheios. Como conseguiram fugir? O coronel Sylvio Cardoso salienta que o alto do Complexo do Alemão é formado por morros. Os bandidos permaneceram escondidos entre matas e pedras, quando a polícia começou a ocupação na parte baixa da Vila Cruzeiro, casa por casa, rua por rua. Os criminosos viam, sem serem vistos. Fugiram usando trilhas e estradas de chão batido. Para interceptá-los, os policiais tinham duas opções: fazer um desembarque aéreo, sangrento porque visível. Ou um demorado cerco de todos os pontos de fuga. Para isso, deveriam contar com pelo menos 5 mil soldados.

– É o que tínhamos, quando ocupamos a região na eleição de 2008. Hoje, os PMs tinham menos de mil – compara o coronel.

E por que tinham menos de mil? Por que a ocupação foi feita de improviso, uma reação necessária à afronta dos atentados praticados pelo crime. O ruim disso tudo é que os bandidos continuam livres.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Na minha opinião, a decisão de deixar uma porta de fuga para um bando de traficantes fez o Estado declinar da vitória em uma operação sensacional que tinha tudo para nocautear o Comando Vermelho. O bando estava concentrado num local conhecido e poderia ser cercado para prender os bandidos e apreender suas armas. O derramamento de sangue seria evitado diante da possibilidade de rendição dos traficantes acuados e sem chances de reagir. Perdeu-se uma oportunidade rara. E para o mundo ficou a imagem que o Estado tem medo das leis benevolentes que vigoram no País.

Nenhum comentário: