Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

M113 - blindado usado pela polícia contra traficantes


Conheça o M113, blindado usado contra traficantes em favela do Rio - 25/11/2010 às 13h06m; O Globo

RIO - A reação das forças de segurança à série de ataques que está ocorrendo no Rio tem o apoio de um dos mais eficientes e utilizados blindados do mundo: o M113. Concebido na década de 60 nos EUA, com participação da Ford, o veículo de combate é usado operações que necessitem de transporte de tropa (dois tripulantes e 11 soldados) e tem bom desempenho em operações em áreas urbanas. É um dos mais usados pelo Exército e pelo Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil.

O M113 - cujas versões mais modernas são o M113A1, o M113A2 e o M113A3 - inicialmente não tinha blindagem muito resistente a minas terrestres. Durante a Guerra do Vietnã era comum ver soldados americanos viajando no lado de fora do veículo.

O blindado de 4,8 metros de comprimento sofreu modificações ao longo das décadas e é atualmente bastante usado pelo Exército dos EUA em missões de engenharia e de patrulha no Iraque, incluindo Bagdá, Samarra e Falluja. Após a invasão do país do Oriente Médio, o M113 recebeu uma blindagem adicional para ficar mais resistente ao disparo de foguetes pela milícia sunita.

O veículo também é adotado em operações da Swat (Unidade de Armas e Táticas Especiais da polícia americana). Os veículos mais novos possuem um sistema de proteção contra ataques biológico, nuclear e químico.

Versões:

M113 - Criado especialmente para a cavalaria blindada dos EUA em ação no Vietnã. Tem blindagem circular em forma de torre ao redor da metralhadora de 12.5mm e dois escudos menores com metralhadoras M-60 de calibre 7.62mm.

M113A1 - Lançada poucos anos depois, a versão ganhou mais velocidade e melhorou sua capacidade anfíbia: 64,3 km/h em terra e 4,7 km/h na água.

M113A2 - Lançada em 1979, com melhora no sistema de suspensão.

M113A3 - Utilizada pela primeira vez em 1987, ganhou maior resistência a explosivos.

Nenhum comentário: