Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

GUERRA DO RIO - Imprensa espanhola destaca violência na sede "olímpica e mundial"


Imprensa espanhola destaca violência na sede "olímpica e mundial" - JB Online, 26/11/2010

RIO - A onda de violência no Rio de Janeiro chegou rapidamente às páginas dos jornais internacionais. Na noite desta quinta-feira, o espanhol Marca destacou a crise envolvendo traficantes e policiais, lembrando que o Rio é uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e a cidade da Olimpíada de 2016.

O relato era destaque na versão online da publicação de Madri ainda na manhã desta sexta-feira. Além de dados a respeito do clima de tensão vivido entre os cariocas, o periódico exibe fotografias e vídeos relatando o que classificou como uma "onda de violência" que atinge a "cidade olímpica".

Nos números apresentados pelos espanhóis, o Rio vive sua crise de segurança atual desde o domingo. Até quinta-feira, cerca de 30 mortes foram contabilizadas, com 55 veículos incendiados, entre ônibus, carros de passeio e caminhões. A resposta desta quinta veio com a invasão a morros com pelo menos seis blindados da Marinha e metralhadoras de grosso calibre.

No fim da tarde de quinta-feira, a CBF emitiu nota oficial, na qual se posicionava sobre o caso. Assinado por Ricardo Teixeira, presidente da entidade e do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, o documento ratifica "a confiança no poder público e o reconhecimento ao esforço desenvolvido no Estado do Rio de Janeiro com o objetivo reduzir a violência urbana".

"Vê-se hoje no Rio de Janeiro que a sociedade reage firmemente aos incidentes provocados por criminosos, numa mostra de que a política de segurança conta com o apoio da opinião pública e da mídia, porque está sendo planejada e executada de maneira contínua para reduzir os índices de violência", anuncia Teixeira.

A CBF ainda presta apoio ao governador Sérgio Cabral e ao secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. "Posso assegurar à comunidade esportiva que a cidade-sede do Rio de Janeiro terá o clima de normalidade necessário para a disputa da Copa das Confederações da Fifa, em 2013, e para a grande festa que será a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014", encerra o comunicado.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Concordo com o secretário. Acredito que este fato em andamento acordará os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em todos os níveis federativos, para a questão da ordem pública no Rio e no Brasil antes das olimpíadas. Constituição enxuta, leis fortes, justiça coativa e um sistema de preservação da ordem pública integrado, de processos agilizados e ações eficazes e contínuas são medidas essenciais para o restabelecimento da paz social ameaçadas pela inércia dos governantes, pela corrupção, pelas leis benevolentes, pela impunidade e pelo potencial e arsenais do crime organizado

Nenhum comentário: