Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

GUERRA DO RIO - CONQUISTA DO ALEMÃO


Conquista do alemão. A cronologia de uma batalha histórica - Repórter de Crime, Jorge Anselmo Barros, O Globo, 29/11/2010

6h50m: São ouvidos os primeiros tiros pela manhã vindos da Favela da Grota.

7h10m: Um comboio da Polícia Civil com 50 carros, que estava na Quinta da Boa Vista, parte para o Alemão, acompanhado por um helicóptero blindado.

7h18m: Agentes da Core chegam a Estrada do Itararé para reforçar o cerco.

7h59m: A Core começa a invasão ao Complexo do Alemão pelo Morro da Grota.

8h12m: Policiais controlam o Areal, considerado estratégico pela polícia.

8h22m: Os dois primeiros presos são levados pelo Exército da Favela da Grota

8h25m: O chefe da Polícia Civil, Allan Turnowiski, confirma que o Areal foi tomado

8h44m: Agentes da Core chegam a Estrada do Primeiras com as primeiras apreensões: drogas, material de endolação e um facão.

8h56m: O subchefe da Polícia Civil,Rodrigo Oliveira, diz que o Alemão não será devolvido aos bandidos.

9h39m: Recomeçam os tiroteios e chegam os primeiros feridos ao Getúlio Vargas

9h49m: A polícia chega ao ponto mais alto do Alemão.

10h01m: Policiais da Core prendem quatro suspeitos no Morro da Grota. Em uma casa onde o traficante Alexander Mendes da Silva, o Polegar, teria se refugiado, a polícia apreende três fuzis, drogas e 15 coletes do Exército.

10h14m: A Cruz Vermelha oferece 200 voluntários socorristas para ajudar na emergência de hospitais.

10h20m: O governador Sérgio Cabral chegou ao Palácio Guanabara para acompanhar a operação, em contato com o Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.

10h31m: Sai o primeiro balanço da operação: foram apreendidos quatro toneladas de maconha, 16 fuzis, uma metralhadora .30, granada e munição em grande quantidade.

10h45m: Agentes da Polinter localizam a casa de Gideones de Lima Santos, o Pezão, um dos chefes do tráfico do Morro do Alemão.

10h34m: A favelas está “preocupantemente tranquila”, diz o delegado Marcos Vinícius Braga, do comando de crise da Secretaria de Segurança.

11h10m: O secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Cortes, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado, fazem inspeção no Getúlio Vargas.

11h13m: O prefeito Eduardo Paes anuncia a elaboração de um plano de ação com serviços da prefeitura para a área, escolas, creches e clínicas da família.

11h29m: A Polícia prende um dos chefes do tráfico no Alemão, identificado como Pará.

11h32m: A brigada de paraquedistas entra na favela da Grota para consolidar as posições na parte mais alta da comunidade.

11h53m: Chega ao Hospital Getúlio Vagas um ferido, apontado como traficante que trocou tiros com policiais.

11h54m: A coordenadoria do Disque-Denúncia recebe ligações informando que trafi-
cantes tentariam fugir do Alemão por tubulações de esgoto, instaladas pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

12h: Começa a troca das equipes que ocupam o Complexo do Alemão

12h25m: Por ordem da Secretaria estadual de Saúde, a emergência do Getúlio Vargas, que volta a atender todos os pacientes, e não apenas feridos nos confrontos.

12h50m: A polícia divulga novo balanço das operações:88 pessoas foram presas em todo o estado, 130 foram detidas e 36 morreram. Cinco populares e quatro PMs também ficaram feridos. Foram apreendidas 104 armas e 16 granadas. Onze carros foram recuperados e 101 veículos foram incendiados.

13h: PM prende, na favela da Chatuba, o traficante Vitor Roberto da Silva, o Vitinho, que fugiu do Alemão vestido de mata-mosquito.

13h07m: O padre Omar Raposo,reitor do santuário do Cristo Redentor, celebra uma missa pela paz no Rio de Janeiro, acompanhada por cerca de 200 pessoas. Durante a missa, o padre recebe, pelo celular, a informação de que o Papa Bento XVI havia enviado uma carta ao arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, desejando sucesso às autoridades e pedindo que a população tenha fé.

13h37m: Policiais hasteiam duas bandeiras no topo do Complexo do Alemão: uma da Polícia Civil e outra do Brasil.

14h: Policiais localizam, no Morro da Fazendinha, uma vila com três quartos.Segundo moradores, o local servia para hospedar traficantes de passagem pela comunidade. O segundo cômodo era um depósito de armas. No local foram encontradas duas submetralhadoras, cintos para guardar munição e coletes à prova de balas. O terceiro cômodo era um laboratório para o refino de drogas. Nos três cômodos também foram encontrados vários animais silvestres, como tucanos e papagaios.

14h03m: O governador Sérgio Cabral diz que a ocupação do Complexo do Alemão "é um passo decisivo para política de segurança pública" e que este é um trabalho de médio e longo prazo, mas que se trata de um novo momento na cidade.

14h17m: A bandeira do Estado do Rio é hasteada no topo do Alemão

14h20m: O segundo suspeito baleado chega ao Getúlio Vargas.

14h41m: A Polícia Rodoviária Federal começa a realizar revistas em ônibus, vans, caminhões e taxis nas rodovias Presidente Dutra, Washignton Luiz e BR-101, com o objetivo de evitar a fuga de bandidos que tenham escapado do Complexo do Alemão. Na Ponte Rio-Niterói, um homem de 34 anos é preso em uma van.

15h: A polícia prende, na localidade conhecida como Coqueiro, na parte alta
do Complexo do Alemão, o traficante foragido Eliseu Felício de Souza, conhecido como Zeu, integrante da quadrilha de Elias Maluco e condenado pela morte do jornalista da TV Globo Tim Lopes.

15h11m: Um morador do Complexo do Alemão leva o filho adolescente para se entre-
gar à Polícia. “Um dia tem que pagar. Se não fosse agora, seria amanhã ou depois”, diz.

15h50m: O prefeito Eduardo Paes diz, em entrevista por telefone à Globonews, que o Rio terá carnaval e réveillon da liberdade.

16h15m: O comando Forças Armadas informa que a presença do Exército, Marinha e Aeronáutica na ocupação do Complexo do Alemão é por prazo indeterminado.

Nenhum comentário: