Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

A GUERRA DO RIO - 49 GRANADAS APREENDIDAS


PM encontra 49 granadas no alto do Complexo do Alemão - O DIA, 30/11/2010

Rio - A Polícia Militar informou, nesta terça-feira, que 49 granadas foram apreendidas no alto do Complexo do Alemão, na Penha, Zona Norte do Rio. Todo o material será levado para o centro de comando e controle da operação, localizado no 16º Batalhão (Olaria).

Ataques começaram no domingo ao meio-dia

A onda de ataques violentos no Rio e Grande Rio começou no domingo 21 de novembro, por volta do meio-dia, na Linha Vermelha, quando seis bandidos armados com cinco fuzis e uma granada fecharam a pista sentido Centro, altura de Vigário Geral. Os criminosos, em dois carros, levaram pertences de passageiros e queimaram dois veículos, após expulsarem os ocupantes. Para o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, as ações criminosas são uma reação contra a política de ocupação de territórios do tráfico, por meio das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e a transferências de bandidos para presídios federais em outros estados.

Na manhã da segunda-feira, cinco bandidos armados atacaram motoristas no Trevo das Margaridas, próximo à Avenida Brasil, em Irajá, também na Zona Norte. Os criminosos roubaram e incendiaram três veículos. No mesmo dia, criminosos armados com fuzis atiraram em uma cabine da PM na rua Monsenhor Félix, em frente ao Cemitério de Irajá. A PM acredita que o incidente tenha sido provocado pelos mesmos bandidos que haviam incendiado os três carros na mesma manhã. À noite, traficantes incendiaram dois carros na Rodovia Presidente Dutra, na altura da Pavuna. Foi o quinto ataque a motoristas em menos de 48 horas. Na Zona Norte, outra cabine da Polícia Militar foi metralhada.

No dia seguinte, as polícias Militar e Civil se uniram para reforçar o patrulhamento pelas ruas do Rio. O efetivo foi redobrado para controlar os ataques dos bandidos. A operação, que se chamou 'Fecha Quartel', suspendeu todas as folgas dos policiais militares do Rio de Janeiro. Mais de 20 favelas foram invadidas e armas e drogas foram apreendidas. Bandidos foram presos e alguns criminosos mortos em confronto com agentes.

Na quarta-feira 24 de novembro, novos ataques: ônibus, van e carros foram incendiados na Zona Norte do Rio, Baixada Fluminense e Niterói. Sérgio Cabral, governador do Rio, desafiou os bandidos: 'Não há paz falsa. Não negociamos'. Em uma reunião de cúpula da Segurança Pública do Estado, ficou decidido que a Marinha daria apoio logístico às operações de resposta aos ataques de bandidos.

Em mais um dia de veículos incendiados espalhados pela cidade, mais de 450 homens - entre polícias Militar e Civil e fuzileiros da Marinha, com o apoio de blindados de guerra da força naval, tomaram a Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha. Emissoras de tv mostraram, ao vivo, centenas de bandidos armados fugindo para comunidades vizinhas. Cenas históricas que mostraram a atual situação do Rio de Janeiro. Na sexta-feira 26 de novembro, o Exército e a Polícia Federal entraram na batalha. No sábado, uma chance para traficantes locais. A Polícia Militar tentou a rendição dos cerca de 600 bandidos que estariam no Complexo do Alemão. Exatamente às 7h59 deste domingo, o comando da PM ordenou a invasão e poucos mais de 1 hora depois, o Estado comunicava que o conjunto de favelas estava tomado.


Polícia apreende 49 granadas no Complexo do Alemão - 30/11/2010 às 10h54m; Ana Cláudia Costa


RIO - A polícia continua nesta terça-feira a operação de pente-fino no Complexo do Alemão. Pela manhã, o serviço reservado da Polícia Militar apreendeu 49 granadas no alto da comunidade. O material será levado para o centro de controle do 16º BPM. ( Leia também: Escolas do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro reabrem nesta terça-feira )

Mais cedo, um suspeito foi preso por policiais civis na saída da Favela da Grota. De acordo a polícia, ele possui vários mandados de prisão expedidos e foi abordado em um dos acessos da comunidade. O homem foi encaminhado para a 21ª DP (Bonsucesso).

Com a presença dos policiais na comunidade, moradores do Alemão aproveitaram para retomar o que lhes foi retirado pelo tráfico durante anos. Casas de traficantes de outras favelas, que estavam escondidos na favela, estão sendo desmontadas, já que os moradores acreditam que os criminosos não irão retornar. Adolescentes pegaram roupas de grifes e tênis que eram utilizados por traficantes.

Segundo o último balanço da PM, na segunda-feira cinco pessoas foram presas. Em uma semana, entre os dias 22 e 29 de novembro, 123 pessoas foram presas, 130 detidas, e outras 37 foram mortas. No total, foram apreendidas 205 armas de diferentes calibres, além de 125 granadas e bombas caseiras.

Nenhum comentário: