Revelamos aqui as causas e efeitos da insegurança pública e jurídica no Brasil, propondo uma ampla mobilização na defesa da liberdade, democracia, federalismo, moralidade, probidade, civismo, cidadania e supremacia do interesse público, exigindo uma Constituição enxuta; Leis rigorosas; Segurança jurídica e judiciária; Justiça coativa; Reforma política, Zelo do erário; Execução penal digna; Poderes harmônicos e comprometidos; e Sistema de Justiça Criminal eficiente na preservação da Ordem Pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

SENASP - Visão Míope

A Senasp pode estar sendo considerada uma mola propulsora na opinião de autoridades e especialistas. Para mim, entretanto, apesar de algumas inovações, ela peca na visão míope e arcaica da questão 'ordem pública'. Jamais o Brasil conseguirá preservar a ordem utilizando apenas os instrumentos do Executivo ou apelando para a sociedade. A resolução parte de um sistema bem mais amplo, envolvendo e comprometendo o Poder Judiciário e o MP e alterando leis, processos e privilégios.

Já está comprovado que falta ao brasil um sistema de ordem pública envolvendo todos os subistemas de segurança pública - policial, judicial, MP e prisional - apoiados por um ordenamento jurídico ágil e rigoroso e complementado pelas Defensorias e Corpos de Assistênciais. As defensorias para atuar de pronto assim que alguém for preso e não tiver as condições de pagar advogado e os corpos assistências para promover a recuperação de todo apenado.

Nunca teremos resultados, enquanto o Judiciário e o MP estiverem distantes das questões de ordem pública. A instalação de juizados de instrução, ou juízes de garantia como nos EUA, assumindo um papel direto e tendo as polícias como suas forças auxiliares, extinguiria o arcaico inquérito policial que é considerada em juízo uma peça meramente acessória. As Promotorias criminais poderiam trabalhar junto aos departamentos e quartéis policiais.

O ordenamento jurídico aplicado no Brasil, estimula ainda mais a criminalidade, a violência, a corrpupção e a impunidade, pois é burocrático, moroso e repleto de privilégios.

SENASP - vamos abrir a visão. Competências o órgão têm. Falta vontade!

Nenhum comentário: